O modelo 4E — Entenda, Experimente, Explore, Evolua — é um processo para inovação e transformação digital. Assim como um círculo não tem fim, o modelo 4E deve ser repetido continuamente para a elaboração, melhoria e ajustes nas funcionalidades dos produtos digitais. Baseado nos conceitos de Service Design e Lean StartUp, o modelo auxilia o negócio a criar e evoluir seus produtos digitais com foco no aprendizado sobre seus clientes e nas suas necessidades.

Este modelo foi apresentado na HSM Expo 2017 por Adriane Lemos e Paulo Caroli.

Após o evento, disponibilizamos o conteúdo em um eBook. Aproveite.

Seguem alguns termos relacionados:

  • Assessment é um termo utilizado para descrever o período, as ferramentas e o processo de levantamento de informações, avaliação de competências e compreensão das necessidades de um grupo de trabalho; por exemplo um assessment de DevOps utilizado para compreender como um grupo está em relação às práticas e a cultura de devOps.
  • Inception enxuta é o workshop colaborativo para o entendimento e alinhamento sobre as funcionalidades e a estratégia do MVP.
  • Inovar é algo diferente que causa impacto
  • Inovação disruptiva é algo diferente, geralmente criado por um grupo menor e com menos recursos, capaz de desafiar grandes grupos, produtos ou mercados estabelecidos.
  • MVPMinimum Viable Product em Inglês—define o produto mínimo que é viável para o negócio validar alguma hipótese de uso do produto, ou seja, o conjunto mínimo de funcionalidades que serão construídas ou customizadas e entregues aos usuários.
  • Pivotar é fazer alguma mudança para atingir os objetivos do seu produto, por exemplo: mudança no modelo de receita do produto, mudança no segmento de atuação, ou mudança da necessidade atendida ao cliente.