Você conhece os 5 maiores erros que eu já cometi como facilitador de Lean Inception? O erro 3 é meu preferido

Seguem os maiores erros que eu já cometi como facilitador de Lean Inception.

Erro 1. Atraso.

Uma vez marquei o início de uma Lean Inception para uma segunda as 10am e cheguei às 10:45 (eu decidi viajar na segunda bem cedo, mas o voo atrasou, muito).

Péssimo. O facilitador chegando atrasado logo no primeiro dia. O grupo todo esperando; não tinha solução boa; se começassem sem o facilitador, faltaria o alinhamento inicial sobre as atividades e a agenda da inception. Se não começasse seria um grande desperdício de tempo para todos.

Erro 2. Roupa errada.

Tipo assim, fui de bermuda para um casamento na igreja católica, e eu era um dos padrinhos.

No meu caso, fui arrumado demais. Era uma Fintech super descolada. Eu não fiz o dever de casa: perguntar como as pessoas da empresa se vestem antes de fazer a mala. O site da empresa mostrava gente engravatada; quem eu conheci da empresa (em um evento) estava vestido de terno e gravata (depois eu descobri que era uma exceção, pois eles tinham ido a uma reunião específica, por isso estavam de terno e gravata).

Erro 3. Abusar da língua.

De português para espanhol, até que não é tão difícil. Umas poucas aulas, escutar umas musicas da Shakira, e pronto!

O problema foi o excesso de confiança. Eu já estava tão confortável com o Portunhol (português + espanhol; uma língua criada por brasileiros que se enrolam bem em espanhol, como eu).

Dai fui fazer uma atividade energizante do FunRetrospectives.com , uma que todos ficam enrolados (ou embaralhados, embaraçados) e depois tem de se desembaraçar.

“Embarazada” em espanhol é grávida. Claro que eu falei para que o grupo tinha de se desembaraçar. Eu nunca ouvi tanta risada e diversão em uma atividade energizante.

Erro 4. Sala inadequada.

Sala pequena, sala que não pode colar post-its nas paredes.

Receita para dar errado e complicar a vida de todos. Antigamente eu achava que conseguia dar um jeito; eu pedia uma boa sala para a Lean Inception, mas não verificava antes do workshop.

Furada. É muito ruim chegar no dia do workshop e perceber que a sala é inadequada.

Eu verifico a sala com antecedência. Peço para ver fotos, se está reservada na agenda.

Já fiz Inception em sala de reunião alugada em hotel, pois a sala disponível na empresa era inadequada.

Erro 5. Falta gente.

Tudo certo para o workshop de Lean Inception, exceto que as pessoas que deveriam estar no workshop não foram convidadas.

O facilitador da Inception deve ajudar e verificar a lista das pessoas convidadas. Pergunte quem é stakeholder, quem é membro ativo. Verifique se todos os membros ativos — aqueles envolvidos no dia a dia do produto— confirmaram presença todos os dias a Lean Inception.


Bom, esses foram os cinco maiores erros que eu já cometi como facilitador de Lean Inception. Espero que você não cometa os mesmos erros. E você, quais foram os seus maiores erros como facilitador de workshop de Inception?

 

Inscreva-se no próximo workshop Lean Inception do livro Direto ao Ponto e aprenda como alinhar as pessoas e criar o produto certo.