AgileBrazil 2018 – muito orgulho da nossa comunidade

A uns dias eu li o post do Henrique Imberti no LinkedIm onde ele comemora o seu keynote para mais de 1000 pessoas na AgileBrazil.

Alguns dias antes da AgileBrazil, eu estive com o Imberti em São Paulo. Ele me lembrou do evento onde nos conhecemos em 2009. Era um evento pequeno na PUC-Rio, somente para 150 pessoas com o nome de AgileBrazil.

Contei para o Imberti algo que se passou a 10 anos, e acabou semeando essa comunidade maravilhosa, a nossa AgileBrasil.

Em 2008 eu morava na Índia, fazia muita yoga e trabalhava para na ThoughtWorks india.

O escritório da ThoughtWorks China, em Beijing, precisava da minha ajuda com um treinamento interno sobre Mock Objects e TDD (essa era a minha praia). Como eu estava relativamente próximo, me convidaram para passar uns dias em Beijing; aproveitando que eu estava lá (e já palestrava em muitos eventos), me convidaram para palestrar numa pequena conferência (pequena na China era para 1000 pessoas) que alguns colegas da ThoughtWorks tinham criado: a AgileChina.

Como eu falava inglês, palestrei no auditório principal; após outro gringo, o Martin Fowler.

Realmente a sensação de falar para 1000 pessoas é incrível. Mas, diferente do Imberti, eu havia palestrado para uma grande plateia que não eram os meus compatriotas.

Quando voltei para a Índia, parei para refletir, e me senti mal. Eu já havia palestrado sobre Agile nos USA, na Índia, na China, mas não no Brasil.

Abri o browser e registrei um domínio: www.agilebrazil.com

Liguei para o Rodrigo de Toledo (amigo de infância, carioca, que também estava envolvido com métodos ágeis).

Conseguimos o auditório da PUC- Rio (fizemos mestrado e doutorado, respectivamente eu e ele por lá; temos bons amigos na PUC-Rio). Surgiu um evento e algo para fazer com aquele domínio, o www.agilebrazil.com.

Um evento para 150 pessoas (limite do auditório). Entretanto com uma grave falha que precisava ser corrigida: era um evento ágil local, não era nacional, Brasil estava somente no nome.

Ainda naquele ano, na Agile 2009 em Chicago, me encontrei com 10 brasileiros que estavam por lá. Nesse grupo, representantes de comunidades ágeis locais do Brasil. Conversamos e decidimos juntar forças e criar um evento nacional: a AgileBrazil!

O resto da história você já deve saber. O evento continua maravilhoso. E o mais legal: a AgileBrazil é um evento da comunidade.

Não encontrei o texto original, mas me lembro que a visão originalmente  criada era algo assim:

AgileBrazil: Um evento ágil nacional que acontecerá uma vez ao ano em uma nova cidade (vamos rodar o Brasil!), sendo organizado por novas pessoas (vamos promover a rotatividade das pessoas envolvidas na organização): o maior evento ágil do Brasil, da comunidade para a comunidade.

O evento é nosso, é do Brasil! É muito legal de ler esse post (e keynote) do Henrique Imberti. Tenho muito orgulho da  comunidade ágil do Brasil, tenho muito orgulho da nossa AgileBrazil!

Comentários no LinkedIn.