A casa caiu, e agora o que fazer?

Caiu mesmo, não é só uma expressão.

Mandei lavar a caixa d´água da minha casa antes de viajar para o carnaval. Quando voltei, verifiquei o estrago de uma vazamento de água contínuo por quatro dias.

casa-caiu3 casa-caiu2

Logo veio a primeira reflexão relacionada ao mundo de software:  desenvolvedores que fazem Integração continua, não fazem commit no fim do dia, antes de saírem do trabalho. Se fizerem, devem  esperar para verificar que tudo está ok.

O “profissional” que limpou a caixa d’água não esperou a caixa d’água encher e verificar que tudo estava ok. E eu fui viajar, sem perceber que a laje da casa estava alagando e a água ia começar a descer pelo teto e pelas paredes em poucas horas.

Tá. A casa caiu, o que você fez?

Bom, depois de um dia bem estressante, ligando para advogado, perito, o dono da empresa que fez o serviço, frete para mudança, eletricista, encanador, pintor, gesseiro, etc, eu parei e resolvi fazer uma retrospectiva.

Logo percebi que somente refletir sobre o passado não ia me ajudar muito; abri o site www.FunRetrospectives.com e busquei uma atividade adequada: Dealing with Failire – FMEA.

funretrospectives-ptbr-fmea
A atividade ajudou bastante. Consegui conversar com a minha esposa e listar muita coisa importante.

Mas o A (de Act) era mais complicado do que poucos post-its. Dai me lembrei do sequenciador de funcionalidades do DiretoAoPonto. Perfeito!

Criei um sequenciador (renomeei para sequenciador de ações), e comecei a colocar os post-is com as ações necessários.

sequenciador-de-acoes-obra

O sequenciador me ajudou a visualizar o que deveria ser feito, colocando as ações em uma ordem cronológica. Com isso, conseguia começar a deslumbrar um plano de ação.

No dia seguinte, fiz algumas ligações e reuniões (pintor, gesseiro, piso, empreiteiro, etc) e consegui levantar estimativas de gasto. Coloquei no sequenciador.

sequenciador-de-acoes-estimativa

Pronto. Saiu um plano. Agora ficou mais fácil de alinhar com todos as devidas ações corretivas, bem como custo aproximado e datas.

Ps: dessa vez eu não usei um Kanban na obra. Todas as paredes  foram pintadas e meu flipchart estava encharcado, e o povo que trabalha na obra (ainda) não usa o Trello.

UA-3488176-1