[coaching] Sim, engatinhar é necessário!

A minha bebê tentou andar antes de engatinhar. Achei engraçadinho, e confesso que até a segurei pelas mãos para ajudá-la a caminhar.

Foi então que parei para ler a respeito. E descobri que eu estava cometendo um grande erro.

Lendo alguns artigos sobre pediatria e a primeira infância, eu descobri que pular a fase de engatinhar pode trazer um grande prejuízo para o bebê: o desenvolvimento sensório-motor, o desenvolvimento neuro… e alguns outros termos médicos. Mas o  que mais me chamou a atenção foi a simplicidade de um artigo que relatou o seguinte:

“Engatinhar constrói autoconfiança para tomar as primeiras decisões. Aprende quando desacelerar, ir mais rápido e quando investigar os obstáculos em seu caminho.”

fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/por-que-engatinhar-e-importante/

Mas porque eu, um consultor sobre transformação digital, especialista em métodos ágeis, estou escrevendo sobre isso?

Simples. No passado eu também segurei alguns times pelas mãos na tentativa de fazê-los caminhar sozinhos.

Baita erro.

O time que vai começar nessa jornada, nessa transformação, precisa engatinhar. Coloque os apoios no chão, levante a cabeça e vai com tudo! Construa a autoconfiança. Aprenda quando desacelerar, quando ir mais rápido. Conheça os obstáculos no caminho. Aprenda a cair, e a levantar!

Ou seja, pegar na mão e ajudar a caminhar antes de engatinhar é um erro.

O Scrum é excelente nesse aspecto. Ele te dá apoios; as reuniões, a cadência, os papéis bem definidos. Aprenda a cair; reconheça as quedas nas retrospectivas e busque melhorar.

Mas siga engatinhando por um tempo. Quando você estiver excelente em engatinhar; daí sim, caminhe.

Ao caminhar você vai ficar mais ereto. Você vai fazer algumas alterações no seu estilo. Mas sabendo que, se necessário, você sabe usar mais apoio. Se acontecer, você vai cair, mas você tem reflexo para colocar as mãos no chão (você já engatinhou). Você não vai cair de cara no chão.

Então fica a dica. Conforme demonstrado no Shuhari , ou em vários modelos de maturidade (como esse):  Engatinhe antes de caminhar.

 

UA-3488176-1