Comprometimento versus estimativa

O comprometimento é muito mais importante do que a estimativa.

Caroli, é por isso que a inception direto ao ponto tem acertado as datas de entrega dos MVPs.

Ouvi essa frase do André Moura em uma palestra sobre meu novo livro (sobre inception enxuta e MVP) . Isso faz muito sentido.
A inception enxuta (seguindo a receita direto ao ponto) gerou o canvas MVP, no qual tem claramente definido o que vai ser entregue, e quando isso vai ser entregue.

E a taxa de acerto dos times usando essa técnica é surpreendente alta. Confesso que até um pouco contra intuitiva. Como ex-desenvolvedor, eu não consegui entender como os times estavam acertando as datas de entrega. Até que hoje o André, sabiamente, ressaltou:

Caroli, é isso que você alcançou com a inception enxuta. O time estava junto na inception. O tempo todo, em todas atividades! O time está alinhado. E é o próprio time que vai criar o produto. E é o próprio time que está dizendo em qual data que vai ser entregue. Isso é comprometimento! E não tem técnica de estimativa que vá substituir o comprometimento do time.

Comprometido com algo mais comedido

É isso que o MVP te fornece! O time se comprometeu a entregar algo que é menor, algo mais cometido, e, logo, mais alcançável. Não é tão grande assim. É relativamente pequeno. E o time sabe exatamente do que é composto. Um tiro curto. Logo, mais fácil de acertar o alvo.

Comprometimento com flexibilidade

O time se comprometeu com o MVP, com o que deve ser entregue. Entretanto cabe ao time, e somente ao time, decidir como vai ser feito, os detalhes sobre como vai ser implementado. E para o time está tudo claro. O time sabe o que deve entregar, e para quando. Logo o time consegue tomar a melhor decisão dos detalhes do que vai ser feito. Os detalhes sobre como vão implementar, sobre o que vai ficar de fora, e sobre o que vai ficar para ser melhorado depois.

Sim, o time vai alcançar o MVP,  e sim, o time vai tomar a melhor decisão sobre o que é o mínimo necessário para alcançar essa data, cumprindo a expectativa acordada.