Criando MVPs de forma ágil

Um time que planeja entregas de MVPs é um time ágil em sua essência. Nada mais sensato do que utilizar uma boa combinação de métodos ágeis para o desenvolvimento e acompanhamento dos MVPs. Para tanto, sugiro uma combinação de Scrum com Kanban, direcionando as entregas dos MVPs e suas features.
A figura abaixo demonstra como as cerimônias do Scrum são adaptadas para lidar com o Sequenciador de featuresCanvas MVP.
MVP-and-Scrum
– Grooming: reunião realizada alguns dias antes da Sprint Planninng, com o objetivo de deixar as histórias  preparadas para entrarem no Sprint backlog. Nesta reunião é apresentado como o MVP e suas features são  particionadas  em histórias.
– Sprint planning: reunião realizada ao início de uma Sprint com o objetivo de escolher histórias que serão trabalhadas pelo time no Sprint que se inicia. MVP e features podem ser utilizados para esclarecer o objetivo ou a meta da Sprint.
– Daily Scrum: reunião diária para acompanhamento do time sobre o seu trabalho e o andamento das histórias. Tipicamente os updates são realizados a nível de histórias e features.
– Sprint review: reunião realizada ao final da Sprint com o objetivo de apresentar o estado da arte do produto sendo criado, rever o progresso das histórias, e comparar com o planejamento apresentado na Sprint planning. MVP e features auxiliam a vincular as histórias com o progresso do produto, Assim que a última feature de um MVP é aprovada, o pacote do MVP é fechado e liberado para o negócio (o embrulho de presente na figura ilustrativa acima)

Segue abaixo um exemplo de kanban para features e MVP.
Kanban-MVP

Este kanban demonstra o workflow de MVP e features, e o andamento dessas perante o andamento das histórias (ou items de trabalho, representados pela letra W na figura) vinculadas a essas.
A sequencia abaixo demonstra o kanban, e o Canvas MVP dia após dia.

O Kanban representa uma momento, um instantâneo do momento do time naquele dia. Por isso que a demonstração é realizada como uma sequencia de slides (representando momentos), demonstrando o movimento diária das histórias e features, e como estas se relacionam com os MVPs e o Canvas MVP.

Leia mais sobre o assunto no eBook (Grátis): DevOps para entrega de produtos enxutos.