Diferença entre o livro Direto ao Ponto e o livro Lean Inception

Pergunta: Teria alguma diferença entre o livro Direto ao Ponto e Lean Inception?

Resposta: Sim, o livro Lean Inception está diferente do livro Direto ao ponto. As principais mudanças são: Design, Conteúdo e Estrutura.

Design: Com um design mais moderno, capa com relevo, e papel com três cores com destaques em ilustrações e textos.

Conteúdo: Eu e algumas pessoas fizemos algumas revisões e alterações significativas desde o livro Direto ao ponto: o Martin Fowler, a revisora geral do livro, e a revisora gramatical do texto. Além de eu adicionar mais conteúdo sobre MVP e o canvas MVP. Além de deletar, reduzir e alterar texto. E reler o livro, umas 100 vezes.

 “I didn’t have time to write a short letter, so I wrote a long one instead.”  ― Mark Twain

Concordo muito com essa citação do Mark Twain. Com mais tempo e mais dedicação, eu reduzi o texto, indo mais direto ao ponto.

Estrutura: em 2016 trabalhei com o Martin Fowler num artigo sobre Lean Inception para o seu site. Nessa época acabamos revendo alguns conceitos e repensando a estrutura do artigo (algumas vezes). Isso acabou influenciando o livro Lean Inception em inglês. O livro em inglês influenciou a estrutura do livro Lean Inception em português.

Mas ainda tem um motivo ainda mais interessante. O título Direto ao ponto de repetia em outros livros no Brasil. Eu recebi alguns relatos, como o descrito no vídeo abaixo:

Confira AQUI mais informações sobre o livro.