Diretiva primaria para Formação de Equipes

o papel do facilitador

A diretiva primaria ajuda a conduzir as pessoas a um estado de espírito de colaboração para reuniões de retrospectiva. Kerth criou uma diretiva  primaria  apropriado para retrospectivas. No livro Fun Retrospectives, TC Caetano e eu sugerimos a seguinte diretriz para as reuniões onde serão executados as atividades tipicas de formação de equipes.

 

“A cooperação é o ato de trabalhar com os outros e atuar juntos para realizar um trabalho. Time é uma parceria de pessoas únicas que trazem para fora o melhor de si, e que sabem que todos são maravilhosos, como indivíduos, mas são ainda melhores em conjunto. Reunir-se é um começo; manterem-se juntos é um progresso; trabalhar juntos é o sucesso.” ~ Diretiva Primária para formação de equipes

 

“Cooperation is the act of working with others and acting together to accomplish a job. Team is a partnership of unique people who bring out the very best in each other, and who know that even though they are wonderful as individuals, they are even better together. Coming together is a beginning; keeping together is progress; working together is success. ” ~ Prime Directive for Team Building

 

A Directiva Primária é uma declaração que ajuda a conduzir as pessoas para uma mentalidade colaborativa. O time deve acreditar nesta declaração para realizar as atividades a seguir. A principal diretriz da Kerth é apropriada para retrospectivas, mas deve ser alterada conforme necessário para ajustar outros tipos de atividades, como no caso das atividades para formação de equipe.

 

Além de ler a diretiva em voz alta para o time antes de iniciar as atividades, recomenda-se deixá-la visível, enquanto a reunião acontece. Pode-se sempre fazer referência a ela para lembrar os participantes o propósito da reunião em questão.

 

Interessado em atividades para a melhoria contínua do time?