O Gerente Deve Ser Resistente ou Resiliente?

Caroli, preciso da sua ajuda aqui na empresa pois tem uns gerentes bem resistentes.

Esse texto foi parte de um email que recebi.

Na mesma hora respondi: Gerente deve ser resiliente e não resistente.

Mas antes de responder o e-mail, coloquei “resiliente” no Google e dei Enter (coisa de escritor; melhor confirmar que a palavra usada está correta).

 

E olha que texto lindo eu encontrei:

“Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.” —  Texto do artigo Você é resiliente? Conheça as 9 atitudes das pessoas altamente resilientes do site www.administradores.com.br

Eu achei excelente esse artigo do Ernesto Berg. Aliás, adorei o velho ditado do barco a vela:

“Diz um velho ditado que não podemos controlar os ventos que sopram no nosso barco, mas podemos ajustar as velas para chegarmos ao nosso destino. É exatamente o que faz a pessoa resiliente: ajusta as velas para chegar ao objetivo, adaptando-se e agindo com flexibilidade diante da conjuntura adversa. Resiliência é um dos sinais do verdadeiro líder, capaz de enfrentar e suplantar crises, problemas, obstáculos e adversidades com serenidade em situações de estresse.”

Mas você ainda acredita que um gerente deva ser resistente?

Então leia só esses sinônimos de resistente: vigoroso, rijo, seguro, robusto, rígido, teso, sólido, duro, firme. (fonte: http://www.sinonimos.com.br/resistente/ )

Não na nossa época. Não na nossa área –produtos digitais.

Estamos vivendo em constante mudança, com muita incerteza. Com inovação e processos adaptativos. Com diversidade de tudo! (pensamento, cor, idade, conhecimento, contexto político e social, sexualidade, religiosidade…). Um gerente precisa de muita coisa, mas não de resistência.

Vamos nos reinventar (palavra de quem já foi gerente mais tradicional e ágil). Palavras são importantes. E a diferença não é nada sutil:

Gerente deve ser resiliente e não resistente.