HSM Expo 2018 – Top 5 palestras

Eu tive a honra e o privilégio de palestrar e participar de mais uma excelente HSM Expo.

Conheci muita gente boa e assisti ótimas palestras. Seguem as top 5 palestras que assisti:

1. Transformação do Magazine Luiza por Luiza Helena Trajano e Frederico Trajano

Mãe e filho, respectivamente, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração e Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. Luiza Helena é responsável pelo salto de inovação e crescimento colocou o Magazine Luiza entre os maiores varejistas do Brasil. Frederico assume o cargo de CEO da empresa em 2016, unindo os canais on e off, e montando uma operação integrada e multicanal. Atualmente ele lidera a agenda de invocação e transformação da empresa.

Simplesmente espetacular ouvir mãe e filho palestrando juntos. Entrei para o fã-clube da Luiza Helena. Que pessoa cativante. Simples, humana e inteligente (em vários aspectos). Adorei a simplicidade que ela fala que errar faz parte da caminhada: “A questão é aprender e seguir melhorando, sempre.”

2. Blockchain revolution: como a tecnologia por trás do bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo por Don Tapscott

Don Tapscott é autor de mais de 15 livros, incluindo:

Eu já admirava e acompanhava o trabalho dele desde o seu livro Digital Economy (1994). A palestra sobre blockchain foi simplesmente espetacular. Eu ainda não li o livro, e a palestra foi, como se diz em inglês, mindblowing! Me fez lembrar de quando eu estava na faculdade e ouvi um gringo falando de protocolo http e como os computadores iriam trocar dados e informação.

Don explicou sobre a internet de valores (a próxima grande evolução) e deu vários exemplos de blockchain. Super mindblowing! Preciso ler o livro e acompanhar os avanços nessa área.

3. Fail Better: a cultura do erro e aprendizado com Kara Penn e Paulo Caroli

 

Eu palestro sobre Lean StartUp e Lean Inception em uns grandes eventos. Adoro palestrar sobre o assunto, especialmente para um público tão ávido por conhecimento prático para a tal transformação digital. Mas, melhor ainda foi fazer isso junto com a Kara Penn. Ela adicionou os aspectos sobre como lidar com a mudança de mindset: de prescritivo para exploratório, de cascata para ágil; de esconder o erro para aprender com a falha. A combinação das palestras e os tópicos dos nossos livros foi espetacular: Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo por Paulo Caroli e Fail Better: Design Smart Mistakes and Succeed Sooner, por Kara Penn.

 

O feedback recebido da nossa sessão junto foi esplêndido! Muito obrigado. Melhor ainda foi o bate papo na festa de lançamento do livro Lean inception na HSM Expo 2018. Aliás, a Kara e eu estávamos compartilhando um happy hour patrocinado pela ThoughtWorks com sessão de autógrafos. Além dos feedbacks nas redes socias, pude ouvir feedback das centenas de pessoas que voltaram para a sessão de autógrafos (e nos dias seguintes do evento). Muito obrigado novamente!

4. A empresa inteligente: uma visão holística (como se mover rapidamente de dados para insight para ação) com Daniela Petruzalek e Ken Collier

Eu trabalho na mesma empresa dos palestrantes, mas essa foi a primeira vez que pude assistir a Dani e o Ken  ao vivo. Ken Collier é autor do livro Agile Analytics: A Value-Driven Approach to Business Intelligence and Data Warehousing. Agile analytics é um assunto denso e importantíssimo. Dani apresentou Ken Collier e conduziu a sessão de perguntas.

 

Dados pode parecer um bicho de sete cabeças para muita gente. Mas Ken consegue conectar a parte técnica com o negócio, de forma simples e efetiva, demonstrando o que está por trás dos panos em relação a data agility. Dados para insights é essencial para a inteligência do negócio, especialmente nos tempos atuais. Se tem sete cabeças, eu não sei. Mas te garanto que o assunto é importantíssimo. Ken Collier apresenta-o e classifica-o com muita clareza. Excelente palestra!

5. Plataforma: A revolução da estratégia por Marshall Van Alstyne

Marshall é um dos maiores especialistas do mundo sobre estratégias de plataforma e modelos de negócios em rede. Ele é utor do livro Platform Revolution: How Networked Markets Are Transforming the Economy And How to Make Them Work for You. Sua palestra foi excelente!

O crescimento das plataformas é assunto muito relevante para quem não quer ficar de fora, quem não quer ter o seu mercado tomado (disrrupted) por alguma empresa com crescimento exponencial, impulsionado por uma estratégia de plataforma. Uber, AirBNb, Alibaba, Amazon… são exemplos frequentes de inovação e sucesso. Marshal explica, de forma simples, como as plataformas conduzem o crescimento exponencial, e que todas empresas precisam entender essa revolução.