Lean Inception é trabalho em equipe!

“Não são as finanças. Não é a estratégia. Não é a tecnologia. É o trabalho em equipe a maior vantagem competitiva, tanto porque é tão poderoso, quanto porque é tão raro”. — Patrick Lencioni no livro Os Cinco Desafios das Equipe

Patrick possui muita experiência entendendo como equipes trabalham e realizou variar pesquisas na área de liderança e cultura organizacional. E conclui que o trabalho em equipe prove a maior vantagem competitiva.

Sempre me perguntam qual o artefato mais importante resultado da Lean Inception. E eu sempre respondo: o relacionamento entre as pessoas, algo potencializado num workshop tão colaborativo e participativo como a Lean Inception.

Não estou desdenhando os artefatos gerados na Lean Inception. Por exemplo: o Canvas MVP, as conversas e decisões centradas no usuário, o direcionamento estratégico, dentre outros. Estes são, sem dúvida, importantíssimos para o sucesso da equipe e da organização.

Mas nada supera o êxtase de um excelente trabalho em equipe. Aquele brilho que algumas equipes têm, outras não.

Se o MVP, a estratégia, o usuário final ou algum entendimento que saiu da Lean Inception vai realmente se comprovar…

 

…Eu não sei. O dono do produto não sabe. O CEO não sabe. O VC não sabe.

 

Somente o tempo dirá.

Mas como facilitador de muitas Lean Inceptions, eu te digo com convicção: é perceptível a energia de um bom trabalho em equipe que começa a se formar durante a Lean Inception.

São times de sucesso. Não por que o plano é um sucesso, mas sim por que eles vão fazer do plano um sucesso!

Juntar o trabalho em equipe catalisado na Lean Inception  com o e eficácia do Lean StartUp, o estilo de trabalhar baseado em validar hipóteses e na habilidade de pivotar, de alterar o direcionamento para alcançar o sucesso. Essa é a combinação! Esse é o caminho.

 

Obrigado Patrick por compartilhar essa sabedoria, e ressaltar a importância do trabalho em equipe.

 

Comentários no LinkedIn.