Lean PMO no PMI-MG

PMO (abreviação de Project Management Office em Inglês ou Escritório de Gestão de Projetos em Português) é uma unidade organizacional que conduz e dá suporte aos grupos de Gestão de Projetos.

Desde 2000, os métodos ágeis vem evoluindo e sendo aplicados nas organizações. Atualmente todas organizações usam alguma coisa de métodos ágeis. E o PMO já vem se adaptando em relação a isso. Vide a evolução do PMBOK nos últimos anos, incluindo ágil no seu vocabulário.

Mas a maior mudança vem da transformação digital que coloca o cliente no centro do universo. Produtos digitais são criados e evoluem baseado no feedback real dos seus usuários. E isso vem gerando uma reorganização nas empresas, atuando sobre produtos mais que projetos.

Como conduzir e dar suporte a essas novas empresas? O PMO tradicional não se encaixa. Um pouco de agilidade no processo ajuda, mas ainda não resolve. O novo foco é em Produtos!

Simples, trocamos o P de PMO de Project para Product. Mantemos a sigla, mantemos a unidade organizacional. Mas ajustamos o objetivo: conduzir e dar suporte aos grupos de Gestão de Produtos.

Eu tenho utilizado muitos conceitos e práticas Lean nesta área. Por isso criei este eBook com o nome de Lean Strategy, que divulgo, em primeira mão no PMI-MG, durante o meu keynote do PMI-MG 2017.

Seja parte da criação e evolução deste eBook!

UA-3488176-1