Lean Enterprise Como empresas de alta performance inovam em escala, por Jez Humble, Joanne Molesky, Barry O’Reilly (tradução na Casa do Código, 2016)

lean-enterprise-em-portugues

Para prosperar no mundo digital, a transformação deve ser mais que voltada à tecnologia — todo mundo dentro da empresa deve trabalhar coletivamente para se adaptar. Conheça o livro que está reorganizando a corporação para a era digital. Lean Enterprise está destinado a ser a referência clássica e oficial sobre como empresas planejam, organizam, implementam e medem seu trabalho.

Humble, Molesky e O’Reilly escreveram um guia de fácil leitura que desmistifica o sucesso de empresas Lean, de modo que todo mundo possa entender e aplicar, descrevendo como empresas podem vencer no mercado enquanto aproveitam e desenvolvem as capacidades dos funcionários. Qualquer líder de negócio que se preocupe com criar vantagem competitiva por meio da tecnologia e construir uma cultura de inovação precisa ler este livro.

baixar-agora-laranja

Sinopse do livro Lean Enterprise

A Parte I do livro apresenta os seus principais temas: cultura, estratégia e o ciclo da vida das inovações. Na Parte II, discute como investigar novas ideias para reunir dados, para que você rapidamente avalie quais lhe fornecerão valor ou para que tenha um entendimento suficientemente rápido. A Parte III cobre como explorar ideias validadas em grande escala — aquelas que emergem da investigação —, e também apresenta uma abordagem sistemática para melhorar a maneira como executamos grandes programas de trabalho. Ao final, a Parte IV mostra como empresas podem criar um ambiente que encoraje o aprendizado e a experimentação, com foco em cultura, governança, gerenciamento financeiro, TI e estratégia.

Todos devem ler a Parte I. Os leitores devem então se sentir livres para mergulhar nos capítulos que os interessam. Contudo, é válido ler o capítulo Modele e meça o risco do investimento, o capítulo Implemente entrega contínua e o capítulo Identifique valor e amplie o fluxo antes de proceder para a Parte IV, já que ela se baseia nos conceitos apresentados nesses capítulos.

Por que os autores escreveram este livro?

Os autores — Jez Humble, Joanne Molesky, Barry O’Reilly — têm experiência de trabalho em grandes empresas e startups, e definiram que apresentaríam uma abordagem pragmática e sistemática sobre inovação e transformação que funcionasse de maneira eficaz no contexto empresarial. Abordaram não apenas como organizações de alta performance desenvolvem produtos, mas como companhias que estão buscando a alta performance podem adotar essas técnicas de maneira incremental, iterativa e com baixo risco.

Escreveram o livro por causa da sua frustração com o estado da indústria. As técnicas e práticas que descreveram não são novas e sabe-se que elas funcionam. Contudo, elas não são ainda mainstream e, frequentemente, são implementadas de maneira fragmentada, levando a melhorias locais em vez de melhorias sistêmicas. Como resultado, as empresas trabalham duramente — a um alto custo — construindo produtos, serviços e negócios que não entregam o valor esperado para os clientes.

Jez Humble

Jez Humble é coautor do premiado livro Continuous Delivery. Começou sua carreira em uma startup, e trabalhou na ThoughtWorks por dez anos construindo produtos. Fez consultoria em mais de 500 empresas globais para ajudá-las a alcançar excelência técnica no desenvolvimento de software, e implantar uma cultura de experimentação e aprendizagem. Ele trabalha na 18F e leciona na UC Berkeley.

Joanne Molesky

Joanne Molesky é um membro-chave da consultoria da ThoughtWorks, com responsabilidades internas em riscos e compliance, e também presta serviços a clientes na área de entrega contínua e melhoria do processo. Sua paixão está em encontrar formas de reduzir riscos relacionados à entrega de software, sem comprometer a criatividade, a experimentação e a aprendizagem. Possui certificações CISA e CRISC pela ISACA.

Barry O’Reilly

Barry O’Reilly trabalha na ThoughtWorks, prestando consultoria a empresas líderes globais em melhoria contínua, usando práticas e princípios Ágeis e Lean. Sendo um empreendedor e consultor, depois de várias startups, ganhou foco em empresas onde pôde explorar a interseção entre inovação do modelo de negócio, desenvolvimento de produto, design organizacional e transformação na cultura empresarial. É fundador e CEO da ExecCamp, cuja missão é ajudar negócios de TI a inovar em escala.

Por que os tradutores traduziram esse livro?

Assim como os autores, os tradutores têm experiência de trabalho em grandes empresas e startups, e também se sentem frustrados com o estado atual da indústria. Por isso, decidiram traduzir este livro, com o intuito de ajudar a compartilhar conhecimento em sua língua materna, levando tal conteúdo aos leitores da língua portuguesa.

Segue um breve parágrafo sobre cada tradutor.

Gabriel Brigidi

Gabriel Brigidi é um entusiasta de projetos inovadores. Gosta de transformar ideias em negócios de sucesso, utilizando tecnologia como disrupção e geração de vantagem competitiva. Um generalista curioso, atua nas intersecções: estratégia e execução, teoria e prática, negócio e tecnologia. Atualmente, é responsável por descobrir e explorar oportunidades emergentes, estabelecendo modelos de negócio que criem novos valores para os clientes e novos vetores de crescimento para a ThoughtWorks.

Gabriel Gavasso

Gabriel Gavasso trabalha na ThoughtWorks e tem mais de 10 anos facilitando a comunicação entre o negócio e times de desenvolvimento de software. Como este livro mesmo fala, esta divisão hoje existe de forma muito tênue. Hoje Gavasso passa grande parte do seu tempo potencializando times para alcançarem melhores resultados de negócio através do uso da tecnologia. Tem experiência morando e trabalhando no Brasil, Chile, Cingapura e Estados Unidos.

Leonardo Campos

Leonardo Campos é consultor lead da ThoughtWorks Brasil com foco e experiência em gestão de projetos ágeis e transformações digitais. É um dos fundadores do Lean Coffee São Paulo e do blog sobre agilidade Kudoos (http://kudoos.com.br). Foi tradutor de diversos artigos e minilivros da InfoQ Brasil.

Lourenço Soares

Lourenço Soares acredita que software pode ser usado para fazer um mundo melhor. Ele vem tentando fazer isso através de Entrega de Produtos e Análise de Sistemas, mas hoje em dia se envolve também em gerência de contas e coaching de agilismo. Suas áreas de interesse incluem aprendizado (individual e organizacional), sistemas (pensamento sistêmico e sistemas complexos) e desenvolvimento (econômico, de software ou de produtos).

Olivia Janequine

Olivia Janequine é antropóloga e tecnologista. Trabalha na ThoughtWorks facilitando o trabalho e removendo obstáculos para equipes de tecnologia e negócios em contextos complexos. Gosta de problemas difíceis e cenários incertos, em que as pessoas têm a oportunidade de coletivamente transformar as organizações e o mundo em lugares mais justos e plenos. Sua experiência inclui governo, empresas e organizações sociais de pequeno, médio e grande porte em diversas áreas, entre elas comunicação, minas e energia, agricultura e varejo.

Paulo Caroli

Consultor principal da Thoughtworks Brasil e cofundador da AgileBrazil, Paulo Caroli possui mais de vinte anos de experiência em inovação e transformação digital, com passagem em várias corporações no Brasil, Índia, EUA e América Latina. Em 2000, conheceu o Extreme Programming e, desde então, tem mantido seu foco em processos e práticas de gestão e desenvolvimento ágil e Lean. Autor dos livros Direto ao ponto: criando produtos de forma enxuta e Fun Retrospectives: activities and ideas for making agile retrospectives more engaging, além de vários e-books, artigos e palestras. Leia mais emhttp://www.caroli.org.

Rafael F. Buzon

Rafael F. Buzon é Agile Coach e consultor em gestão ágil de projetos e produtos. É cofundador do Kudoos (http://kudoos.com.br) e do evento Lean Coffee São Paulo. Já trabalhou na Editora Abril, Walmart.com, e tem escrito e criado vídeos para troca de conhecimento com a comunidade em seu site pessoal, em http://rafaelbuzon.com.

 

Sumário

Parte I – Oriente

1 Introdução

2 Administrando a dinâmica do portfólio da empresa

Parte II -Investigue

3 Modele e meça o risco do investimento

4 Explorar a incerteza para detectar oportunidades

5 Avalie a relação produto-mercado

Parte III -Explore

6 Implemente entrega contínua

7 Identifique valor e amplie o fluxo

8 Adote práticas de engenharia Lean

9 Realize uma abordagem experimental para desenvolvimento de produto

10 Implemente o Comando da Missão

Parte IV -Transformar

11 Cultive uma cultura de inovação

12 Adote o pensamento Lean para governança, risco e conformidade

13 Evoluindo a gestão financeira para guiar a inovação de produto

14 Torne a TI em uma vantagem competitiva

15 Fique onde está

16 Referências bibliográficas

baixar-agora-laranja

Veja também meus outros livros e eBooks.