[pergunta] Devo aprender mais sobre metodologias ágeis antes de aplicar o DiretoAoPonto?

Pergunta: acabei de ler o direto ao ponto, e minha duvida é: meu conhecimento em praticas ágeis é muito superficial, devo aprender mais sobre projetos ágeis? ou posso aplicar esse conhecimento do livro e é lógico ir aprimorando o conhecimento nas metodologias ágeis?

 

Resposta: Aplique o conhecimento do diretoaoponto, e vai aprimorando o conhecimento sobre metodologias ágeis com o tempo.

Excelente pergunta. Minha vivência em métodos ágeis influenciou muito a criação do direto ao ponto. Mas o mesmo não requer que o produto (de software no seu caso) seja criado via metodologia ágil.

O conceito de MVP – Minimum Viable Product em Inglês–, e a inception enxuta — o workshop colaborativo para alinhar sobre a criação do produto antes de começar a criá-lo – podem e devem ser aplicados independente da eficiência no processo de criação do produto.

Metodologias ágeis, tais como Scrum, Kanban e XP são muito eficientes para a criação de produtos de software. Eu recomendo utilizá-las se você está criando um produto de software.

Mas você não deve parar para estudar tudo, e tentar aplicar tudo ao mesmo tempo. Escolhe uma para começar. Por exemplo, use Direto ao ponto com Scrum. Vai se familiarizando com os termos do Scrum. Naturalmente , o grupo vai ler mais sobre metodologias ágeis e começar a colocar mais em prática.

 

DiretoAoPonto é um excelente começo. Alguém ou algum grupo teve uma ideia que acredita que vale a pena explorar. Junte todos para entender o MVP. Talvez nem tenha muito software a ser construido. Vai devagar. Crie o MVP, coloque-o a prova. Seja eficaz na criação de produtos.

Começando de forma eficaz, fica mais fácil de buscar eficiência na criação do produto. Agora sim, explore mais sobre metodologias ágeis e crie o produto certo (diretoaoponto), da forma certa (métodos ágeis)!

crie o produto certo (diretoaoponto), da forma certa (métodos ágeis)!

 

Comentários no LinkedIn.

 

 

 

 

 

UA-3488176-1