O Papel de facilitador da inception

O facilitador da Inception é um guia que estará  liderando as discussões dos participantes durante o workshop. Para isto, o facilitador possui muita familiaridade e experiência com o formato da Inception, sua natureza colaborativa e a sequência de atividades que serão realizadas.

o papel do facilitador

Entretanto, o papel de liderar a discussão não implica que o facilitador seja o participante principal. Muito pelo contrário. O facilitador deve  ser um mediador, aquele que propicia o fluxo de ideias e conversações ativas entre todos os participantes, os principais interlocutores do workshop.

Consequentemente, o trabalho do facilitador é garantir que os participantes tenham responsabilidade, liderança e colaboração ao longo de todas as atividades planejadas.

Mas como  fazer isto? Seguem algumas características do trabalho do facilitador durante o workshop:

  • O facilitador terá um maior nível de participação verbal quando introduzir as atividades, explicando o processo da Inception e também respondendo dúvidas e perguntas a respeito do que se espera durante o workshop e suas atividades;
  • Durante as diversas discussões que surgirão, o facilitador  deve tomar uma posição completamente neutra sem intervir de forma alguma durante a tomada de decisões. Pelo contrário, o foco do  facilitador ) durante as discussões é ajudar o grupo a seguir as atividades, identificando as necessidades, resolvendo problemas e tomando decisões a respeito;
  • Para alcançar estes objetivos, o facilitador  fornece estrutura para as atividades e interações dos participantes, de tal forma que possamos alcançar os resultados esperados em cada atividade de maneira efetiva;
  • Durante todo o processo de Inception, o facilitador utiliza diversas técnicas para dar fluidez as conversas e finalizá-las alcançando os resultados esperados (brainstorming e técnica do pomodoro, por exemplo).
  • Finalmente, o facilitador domina o uso de tudo que for necessário no workshop: post-its, cartões, canetas, e também tem habilidade para organizar espaços, movendo cadeiras e fazendo bom uso dos espaços nas paredes.

Em outras palavras, o objetivo do facilitador é dar suporte aos participantes para que eles possam participar efetivamente de cada atividade e interação planejada para o workshop, dedicando-se ao processo e ao conteúdo, e assegurando que este último seja gerado de acordo com as expectativas e metas.

UA-3488176-1