O PMO Enxuto

O PMO está presente para ajudar com o todo, e não para se perder nos pequenos detalhes de projetos ágeis. Para o acompanhamento da criação e evolução de produtos de forma enxuta, o Lean PMO auxilia na governança da entrega contínua de valor baseada nas entregas de MVP, ou Minimum Viable Product, em Inglês.

mvp-example-bicycle

exemplo de evolução de produto de forma enxuta

O Lean PMO deve fazer o acompanhamento periódico (por exemplo semanal) em relação a criação do produto. Tal acompanhamento deve ser realizado comparando o estado atual com o que estava planejado no canvas MVP. Para tanto artefatos devem ser apresentados:

1. Status report do MVP

2. Burn up do MVP em construção

3. Diagrama de Fluxo Cumulativo

Não é fazer menos, mas sim entregar valor mais rápido e com maior frequência.

0 – Comece com a Concepção

Um dos resultados da concepçao e planejamento (descrita no livro Direto Ao Ponto) é o Canvas MVP. Este canvas é o ponto central do modelo de acompanhamento de projetos ágeis.

seq-features

O Canvas MVP auxilia na organização e visualização das funcionalidades e da sequência de liberação de entrega incremental do produto mínimo e viável, os MVPs. O canvas organiza e planeja entregas do produto além do primeiro MVP. Além dos cartões de funcionalidades sequenciados, o Canvas MVP mostra claramente o agrupamento de funcionalidades para cada MVP. Isto é representado por post-its na lateral direita do canvas.

Note o exemplo de Canvas MVP na figura ilustrativa acima. Nela temos um canvas com dois MVPs e treze funcionalidades. O MVP 1 é composto pelas funcionalidades F1, F2, F3, F4, F5 e F6. O MVP 2 é composto pelas funcionalidades F7, F8, F9, F10,F11, F12 e F13.

O PMO Enxuto para o acompanhamento de projetos ágeis para a criação e evolução de produtos de forma enxuta

1. Status Report do MVP

statusReportMVP

modelo de status report do MVP

Neste modelo você pode verificar as seguintes partes, listadas na figura acima:

1. Nome do time, ID do Projecto e ID do MVP

2. Nome do MVP

3. Estado atual (verde / amarelo / vermelho)

4. Data atual e data prevista

5. Lista de funcionalidades do MVP

6. Nível de incerteza da funcionalidade

7. Estado e % de completude da funcionalidade

8. Detalhamento e texto descritivo

2. Burn up do MVP

burn-up-features-mvp

o burn-up de MVP

O Burn-up de funcionalidades do MVP ajuda com o gerenciamento de tempo e escopo de um MVP. Ter o gráfico burn-up visível para todos constrói a confiança na gestão do tempo e no progresso das funcionalidades do MVP.

Ao final do planejamento, o gráfico burn-up demonstra a visão compartilhada do que deve ser alcançado. E isto fica claramente visível traçando uma linha horizontal de escopo e uma linha vertical de data de entrega do MVP. A interseção dessas linhas representa o resultado no tempo esperado.

O gráfico é atualizado conforme as funcionalidades são construídas: a data atual, e o total de funcionalidades completas são  alterados. Desta forma permite-se identificar possíveis desvios na duração esperada para a construção do MVP.

3. Diagrama de Fluxo  Cumulativo

flow parameters on a sample CFD

parâmetros de fluxo no CFD

O Diagrama de Fluxo Cumulativo (CFD – Cumulative Flow Diagram, em Inglês) fornece uma representação gráfica do andamento do trabalho, esclarecendo gargalos, e alertando sobre possíveis instabilidades do sistema. É uma ferramenta simples, porém muito informativa, que descreve o trabalho em andamento (WIP – Work in Progress, em inglês), taxa de entrada, taxa de saída, tempo de atravessamento , taxa de transferência, tempo decorrido, trabalho completo, trabalho restante e escopo total do trabalho.

O Diagrama de Fluxo Cumulativo é uma valiosa ferramenta de gerenciamento para rastrear e prever a realização de todas as funcionalidades planejadas. Ele  apresenta uma visão mais abrangente que o burn-up e status report do MVP, complementando-os com a visão do todo.

Baixe agora o eBook (é de graça!): Lean PMO, planejamento e acompanhamento de projetos enxutos

Tags:
UA-3488176-1