Para pessoas que querem empreender — mas não conseguem começar

Você não está sozinho. Muitas pessoas querem empreender, mas não sabem por onde começar.

Felizmente temos exemplos de grandes empreendedores que o fizeram com grande sucesso.

Melhor ainda, temos teoria e prática nesse assunto.

Teoria. O movimento Lean StartUp do Vale do Silício agrupou muito conhecimento sobre como fazer o mínimo viável e evoluir seu produto baseado no feedback de uso. É o conceito de Produto Mínimo Viável, ou MVP —Minimum Viable Product em inglês.

Quer um exemplo de MVP? Então olha só o primeiro site que o Mark Zuckerberg criou, um tal de TheFacebook.com

E que tal o Steve Jobs apresentando o iPhone1? Um produto ainda minimamente viável —não tinha GPS, não se integrava com App de terceiros, não fazia copy/paste!

Mais teoria. O Design Thinking ajuda a organizar e agrupar ideias. É especialmente útil para um pequeno grupo de pessoas (empreendedores) alinhar suas ideias para construir o produto certo. Isso mesmo, é saber gerar e alinhar ideias e conceitos, usando muitos post-its!

Prática. Eu venho aplicando Lean StaruUp e Design Thinking a muitos anos (eu morei do Vale do Silício de 2000 a 2010 e fui muito influenciado pelas teorias e práticas provenientes da região mais empreendedora do mundo!)

Em 2011 comecei a compartilhar uma receita de sucesso no meu blog, sobre as Lean Inceptions; como alinhar pessoas e criar o produto certo. Logo virou um eBook, e depois um livro impresso:

Direto ao Ponto: Criando Produtos de Forma Enxuta.

Agora estou compartilhando num workshop. Mas já peço desculpas pois o workshop é presencial (nas principais cidades do Brasil) e tem poucas vagas.

 

 

 

Compartilhe no LinkedIn