Porque Mudanças no Time Atrapalham (E Como Garantir o Sucesso Pós-Inception)

Conhecimento, relacionamento e comprometimento.  Essas são os três principais benefícios oriundos da semana de inception enxuta.

Quem participa da semana da inception adquire um alto nível de conhecimento sobre o produto a ser criado.

Também cria uma aproximação e um bom relacionamento com as outras pessoas envolvidas com a criação do produto.

Além de assumir um alto nível de comprometimento com as datas e entregáveis acordados na inception.

Entretanto, a negativa também é verdadeira. Imagine alguém que não participou da semana da inception enxuta. E , depois de algum tempo – dias ou semanas, entra para o time que está trabalhando na criação dos MVPs do produto.

Esse novo integrante do time não tem o mesmo nível de conhecimento, relacionamento e comprometimento que aqueles que participaram da semana da inception.

É muito importante ressaltar esse aspecto. Por mais que esse novo integrante entenda rapidamente os detalhes do MVP a ser construído, ele vai precisar de ajuda e tempo para consolidar conhecimento, relacionamento e comprometimento, assim como os outros integrantes do time (que estão juntos desde a inception).

seq-de-features-e-canvasMVP

A foto acima demonstra um resultado tangível da inception: o plano de liberação do produto via MVP. Isso tem muito valor. Esse plano está visível na foto (o sequenciador de features e o canvas MVP). O novo integrante do time vai ver essa foto e entender esse plano.

Mas tem algo que não aparece na foto, no Jira, na planilha Excel, ou nos flipcharts com post-its coloridos: conhecimento, relacionamento e comprometimento. E esses também são resultados da inception. Veja abaixo algumas fotos da interação entre as pessoas durante a Inception:

A-sala-de-guerra- O-workshop-de-Inception
inception-time-feliz-colaboracao
Cuidado. Uma inception bem sucedida é somente o começo dessa jornada. Saindo da inception precisamos considerar outros aspectos para assegurar o sucesso dessa empreitada.

Em relação aos integrantes do time:

  • Evite grandes mudanças no time original, mas se isso for inevitável, tente amenizar (quanto menos mudança, melhor).
  • Apoie cada novo integrante para elevar o seu nível de conhecimento, relacionamento e comprometimento.

Em relação as práticas para criar o produto de forma enxuta, esse eBook tem boas dicas: DevOps para a entrega de produtos enxutas.

Isso é do seu interesse:

 

Confira este post no LinkedIn (com comentários).

Confira este post no Medium (com comentários)

 

UA-3488176-1