Prefácio do livro Lean Game Development: Desenvolvimento enxuto de jogos por Julia Naomi Boeira

Você já percebeu a felicidade das crianças enquanto jogam? Amarelinha, Esconde-esconde, Adoleta, Pique-bandeira, Minecraft, Halo etc.

Pois é. Crianças se divertem jogando, mas logo passam de fase: crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos, adultos mais velhos, adultos adolescentes e, por fim, adultos crianças. Porém, existem muitas pessoas que não param de jogar (e se divertir) a vida toda! E ainda tem aquela turma que trabalha criando jogos. Não fique com inveja, essa é a indústria de desenvolvimento de jogos.

Mas você já sabe disso. Você está com este magnífico livro em suas mãos, porque admira software e jogos. E quer continuar jogando, se divertindo, colaborando, criando e fazendo os jogos evoluírem.

Pois bem, a Julia é como você. Ela também gosta e trabalha com desenvolvimento de jogos, mas queria mais. Ela queria melhorar a vida de quem faz esses jogos. Para isso, ela buscou aprimorar a eficácia e a eficiência na criação deles. Julia explorou e combinou práticas e técnicas (Lean, Agile, Design Thinking, Lean UX, Lean StartUp, entre outras) e alcançou excelentes resultados.

As pessoas mais próximas tiveram a oportunidade de aprender com ela e diziam: “Nossa, mas essa forma de trabalhar é muito show!”. Todavia, muitos outros — aqueles que ouviam os relatos de como a Julia estava arrebentando, mas não tinham a oportunidade de trabalhar diretamente com ela — pediam a ela referências sobre essa nova forma de criar jogos.

Julia atendeu ao pedido e escreveu de forma simples e efetiva como ela guia o desenvolvimento de jogos, por exemplo: comece com um workshop colaborativo para decidir o direcionamento do jogo, faça entregas frequentes do MVG (Minimum Viable Game), desenvolva baseado em testes, e integre o código continuamente.

Neste excelente livro, Julia compartilha todas as etapas da criação do jogo Super Jujuba Sisters, em plataforma 2D, desde a sua concepção às entregas incrementais do MVG.

Aproveite e se divirta aprendendo. Boa leitura!

 

UA-3488176-1