[Q&A] Como validar se o MVP está alinhado a real expectativa e necessidade do usuário final?

Pergunta: Estamos iniciando as nossas aplicações do modelo Lean Inception, e até o momento o modelo se mostrou uma excelente alternativa para priorização de implementações no nosso produto, alinhando melhorias com o negócio e objetivos específicos. Mas tenho uma dúvida interessante: como validar se o MVP está alinhado a real expectativa e necessidade do cliente/usuário final? (por Antonio Carlos Silva, Gerente de desenvolvimento na Qualyteam)

 

Resposta: Excelente pergunta. Você pode fazer um trabalho prévio (antes da Lean Inception), e trazer para a Lean Inception o entendimento sobre expectativas e necessidades do usuário final.

 

Esse é um dos principais trabalhos de UX Research (que recomendo fortemente). UX deve participar de toda o workshop de Lean Inception exatamente para isso: representar o interesse do usuário o final.

 

Isso é útil, mas não garante que você vai realmente suprir as necessidades do usuário final. Tem até aquela frase atribuída ao Henry Ford: “Se tivesse perguntado aos meus usuários finais o que queriam, teriam pedido por cavalos mais rápidos.”

Daí o maior benefício do MVP: “Vai logo para a rua validar sua hipótese” (frase do Eric Ries, autor do livro The Lean StartUp).

É isso mesmo, devemos colocar o MVP na rua, nas mãos dos usuários finais. Você somente vai saber se atendeu, se resolveu a necessidade dos usuários quando eles realmente estiverem usando o seu produto. Até tal momento, tudo não passa de hipótese (claro que algumas são mais fundamentadas que outras; mas independente disso, são hipóteses e precisam ser validadas).

Inscreva-se no próximo workshop Lean Inception do livro Direto ao Ponto e aprenda como alinhar as pessoas e criar o produto certo.