[Q&A] Não tem nada antes de uma Lean Inception?

Pergunta:  Cara, eu acho bem bacana a lean inception para a definição de um MVP. Acredito muito que em alguns contextos ela pode se misturar, talvez após um design sprint para priorizar de fato as funcionalidades. Porém, uma dúvida que eu tenho é: Normalmente não tem nada antes de uma Lean Inception? Normalmente não tem uma etapa de pesquisa de descoberta para trazer dados reais (e não ficar no achismo das pessoas da sala) sobre jornada, persona, jornadas e necessidades do usuário? Gostaria de saber sua opinião sobre. É necessário ter essa etapa antes e ter o problema bem definido antes de entrar em uma lean inception ou basta uma ideia?

Resposta: Tem sim; sempre tem alguma ou algumas coisas antes de uma Lean Inception. Vou listar aqui alguns exemplos: Pesquisa com usuários, Análise de dados, Análise competitiva, Business Model Canvas, Aprovação de projeto, Priorização de iniciativas, Votação de ideias promissoras,  UX research, Design Sprint, VC approval meeting, etc.

Quanto mais informação prévia, melhor serão as atividades e o resultado da Lean Inception. Mas isso tem dois contrapontos importantes: (1) tempo de pesquisa prévia versus tempo de validação, e (2) inovação.

Tempo de pesquisa prévia vs. tempo de validação

Considere esses dois cenários;

A – Você passa dois meses fazendo muita pesquisa prévia, para depois fazer uma Lean Inception (em uma semana); daí você elabora o seu MVP em um mês. Com três semanas de uso, você decide pivotar (mudar de direção). Isso acontece depois de quatro meses.

B – Você passa uma semana fazendo pesquisa prévia, para depois fazer uma Lean Inception(em uma semana); daí você elabora o seu MVP em um mês. Com três semanas de uso, você decide pivotar (mudar de direção). Isso acontece depois de dois meses. Mais três semanas de uso e você decide pivotar novamente. Mais três semanas de uso; mais feedback, mais validação de hipótese, e você pivota novamente.  Isso acontece depois de três meses e meio.

Seria ótimo se a pesquisa prévia (ou outras atividades que você pode fazer antes da Lean Inception) garantissem o sucesso do MVP. Mas não é assim que acontece. Quando você trabalha com MVP, você trabalha com feedback de uso, com validação de hipótese e você vai pivotar. Então você tem de achar o equilíbrio em relação a quanto informação você busca antes, ou depois do MVP. Quando mais cedo o MVP estiver na rua, mais cedo você poderá pivotar e alcançar o sucesso.

Inovação

Inovar é fazer algo diferente. Se esse é o seu caso, muito estudo prévio pode atrapalhar a sua inovação.

Você tem de focar em entender o problema, a necessidade que está elaborando algo inovador. Mas tem de tomar muito cuidado para não se levar a elaborar a solução previamente.

Tem aquela frase/pensamento atribuído a Henry Ford:

“Cavalos mais rápidos. Meus clientes teriam me dito isso, se eu os perguntasse o que queriam”– Henry Ford (1914)

Mais uma vez você tem de encontrar o equilíbrio entre buscar informação para elaborar o MVP e colocar logo o MVP na rua. Quando mais cedo o MVP estiver na rua, mais cedo você poderá pivotar e alcançar o sucesso.