[Q&A] o facilitador da inception deve estudar sobre o mercado, o produto, o negócio?

Pergunta: Uma dúvida sobre facilitação de Inceptions: antes de rodar uma, o facilitador deve se preparar em relação ao produto? Deve estudar o mercado, entender do negócio, etc? Ou isso pode enviesar o processo? (por Clarice Carvalho)

 

Resposta: Nossa, excelente pergunta. E já facilitei inception tendo me preparado antes, e inception onde não me preparei suficiente (domínio novo, mercado novo e não estudei o suficiente).

 

Eu nunca me arrependi de estudar sobre a empresa, sobre o mercado, e os concorrentes antes de facilitar uma Lean Inception. Mas me arrependi de não ter feito isso.

 

Como facilitador, acredito que não devo opinar nas discussões sobre o produto e o mercado. Mas preciso fomentar a conversa sobre o assunto. E, para isso, tenho de usar o vocabulário e conhecimento da área em questão.

 

Por exemplo, eu preciso ouvir uma conversa sobre o assunto e resumir (parafrasear), tipo: “então podemos dizer que nesse momento a persona calcula a rentabilidade líquida de CDB Pós-Fixado; é isso?”

 

Fica bem mais fácil para o facilitador (logo, para todos) quando você já está acostumado com os termos e tem um pouco de contexto sobre o produto e o mercado da Lean Inception em questão.

 

Comentários no LinkedIn.