Sequenciador de Features

O sequenciador de features auxilia na organização e visualização das funcionalidades e da sequência de liberação de entrega incremental do produto mínimo e viável, os MVPs. O sequenciador de features organiza e planeja entregas do produto além do primeiro MVP. Tipicamente, times utilizando o sequenciador de features irão deslumbrar e evolução do produto via uma sequência de MVPs. E isso auxilia, e muito, na criação de produtos, baseados nesta forma enxuta de trabalho: os MVPs.

Segue duas fotos do sequenciador de features de dois produtos de software.

canvas-mvp-ex1 canvas-mvp-ex2

Para entender os detalhes do sequenciador de features, vamos esclarecer as regras de criação do sequenciador de features, e o significado de features com suas cores e marcações.

Feature

Feature é a descrição de uma ação ou interação de um usuário com o produto. Por exemplo: imprimir nota fiscal, consultar extrato detalhado, e convidar amigos do facebook.
A descrição de uma feature deve ser o mais simples possível. O usuário está tentando fazer uma coisa. O produto deve ter uma feature para isso. Que feature é essa?

Cada cartão de feature possui uma cor representado o nível de incerteza, e marcações para o nível de esforço e o valor de negócio. Por exemplo, a figura abaixo mostra features em index cards, nas quais foram adicionadas marcações de $, $$ ou $$$, respectivamente, para valor de negócio alto, muito alto e altíssimo, bem como E, EE, ou EEE, respectivamente, para nível de esforço baixo, médio e alto. O nível de inncerteza é representado pela cor do cartão de índice, os quais são verde, amarelo ou rosa, indicando níveis baixo, médio ou alto de incerteza, respectivamente.

exemplo-marcacoes-busValue-Esforco2

 Nível de Incerteza da Feature

A nível de incerteza da Feature refere-se ao grau em que a Feature é incerta, a partir do ponto de vista do entendimento de negócio e do entendimento técnico. Isso é indicado pela cor do cartão de índice, os quais são verde, amarelo ou rosa, indicando níveis baixo, médio ou alto de incerteza, respectivamente.

Entendimento Técnico da Feature

O entendimento da Feature de acordo com os desafios técnicos, e os requisitos de infraestrutura. Você já fez isso antes? Você sabe como fazê-lo? Um sim bem firme indica elevado nível de entendimento técnico.

Entendimento de Negócio da Feature

A clareza do objetivo da Feature, o benefício para o negócio e o que deve ser feito. O que fazer? Uma resposta direta e clara indica um alto nível de concordância.

Esforço da Feature

O nível do trabalho que precisa ser feito para a Feature. O entendimento da equipe de acordo com a dificuldade e o trabalho que vai ser necessário para completar a Feature.

Valor do Negócio da Feature

O valor de negócio, o ROI (Return On Investment) associado a Feature, uma medida do negócio sobre o valor previsto para tal feature. Qual é o retorno no investimento ou a economia que a Feature vai trazer?

As regras do sequenciador de features

Features serão adicionadas a cada onda. A seguir, as seis regras para adicionar features às ondas. Tais regras foram definidas depois de aplicar esta forma de planejamento e priorização inúmeras vezes.

– Regra 1: Uma onda pode conter no máximo 3 features.

– Regra 2: Uma onda não pode conter mais de uma feature em cartão vermelho.

– Regra 3: Uma onda não pode conter três features, somente em cartões amarelos e vermelho.

– Regra 4: A soma de esforço das features não pode ultrapassar 5 Es.

– Regra 5: A soma de valor das features não pode ser menos de 4 $s.

– Regra 6: Uma onda tem de conter no mínimo 2 features.

A regra 1 limita o número de features que estão sendo trabalhados ao mesmo tempo. Isso  evita o acúmulo de features parcialmente completas, aumentando o foco para as poucas features priorizadas por onda. As regras 2 , 3 e 4 evitam um período de trabalho desequilibrado com muita incerteza, ou muito esforço. As regras 5 e 6 garantem o foco constante na entrega de alto valor para o negócio.

Os MVPs no sequenciador de features

Além dos cartões de features (sequenciados), o sequenciador de features mostra claramente o agrupamento de features para cada MVP. Isto é representado por post-its no canto direito sobre a linha que delimita uma onda.

As ondas não terão necessariamente uma relação de um para um com os MVPs. O intuito é de organizar features em ondas para entregar valor o mais rápido possível, entretanto respeitando as dependências entre as features e as regras do Canvas MVP.

Note o exemplo de sequenciador de features na figura ilustrativa abaixo. Nela temos um sequenciador de features com dois MVPs e treze features. O MVP 1 é composto pelas features F1, F2, F3, F4, F5 e F6. O MVP 2 é composto pelas features F7, F8, f9, F10,F11, F12 e F13.

as-ondas-mvp

Abaixo, seguem alguns exemplos de resultados de sequenciador de features. Nestes os MVPs estão descritos em post-its laranja.

flow-planning-mvp-ex1 flow-planning-mvp-ex3

UA-3488176-1