Um Squad sem PO é como um barco à deriva

O PO faz (muita) falta. Sem ele o time é como um barco à deriva

 

A Lean Inception ajuda com o alinhamento sobre os primeiros passos sobre o produto em construção. As pessoas envolvidas na criação do produto (geralmente chamadas de squad ou de membros ativos) decidem o MVP (abreviação de Produto Mínimo Viável), com suas funcionalidades.

 

Tudo lindo e perfeito para começarem a trabalhar…, mas isso não é suficiente!

 

Não. Não é apenas a Lean inception que vai gerar um produto de sucesso. Não foi isso que vi na maioria dos lugares onde trabalhei.

 

Mas antes de começar a trabalhar nas funcionalidades do MVP, o time precisa descrever esse trabalho em mais detalhes. Então começa o verdadeiro Scrum.

 

FONTE Da IMAGEM: Foto da Wikipedia Scrum (Rugby), disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Scrum_(rugby)

Scrum um termo que vem do esporte Rugby. Scrum, uma abreviação de scrummage, que descreve o momento em que os jogadores estão cabeça a cabeça, entrelaçados, tentando ganhar a posse da bola.

 

É isso que acontece com os squads de empresas inovadoras; que tem o desafio de criar  produtos digitais transformadores. Cabeças pensantes, juntas, todas pessoas do squad  entrelaçados para se manter no jogo.

 

Esse entrelace e entrosamento é essencial para o sucesso da criação do produto. Mesmo tendo começado com uma Lean Inception, e tendo o norte (e o planejamento do MVP) bem definido.

 

Ao detalhar as funcionalidades do MVP em pedaços menores, mais mastigáveis, mais testáveis, mais factíveis de serem trabalhados; daí sim, a porca torce o rabo.

 

Eu usei a expressão –a porca torce o rabo– de propósito.

 

Porco, daquela piada em que a galinha e porco conversam sobre abrir um restaurante que serve café da manhã, chamado Ovos com Bacon: a galinha está envolvida (contribui com os ovos), enquanto o porco está comprometido (a sua pele –o bacon—está no negócio).

 

A questão é que o squad, o time de produto, ou cada um daqueles comprometidos no dia a dia das reuniões da Sprint é porco!

 

E dentro desses comprometidos, tem um papel essencial: o PO

 

PO de Product Owner, a pessoa responsável pelo direcionamento estratégico do produto o PO FDP que fatia, descarta e prioriza o trabalho, o PO do dia a dia das reuniões: Daily, Sprint Planning, Spring Review, retrospectiva e reuniões de Refinamento do trabalho.

 

o modelo Spotify FONTE DA IMAGEM: http://kasburger.blogspot.com.br/2017/01/agile-tribe-leader-is-spider-in-web-of.html

 

Veja nessa imagem como o Spotify (exemplo muito utilizado de boa organização das equipes) se organiza em squads. Note o relacionamento entre squad e PO. Não existe squad sem PO.

 

Um squad sem PO é um barco a deriva. Talvez até chegue em algum lugar, mas ninguém garante que esse é o lugar que deveria alcançar.

 

Se a sua empresa for como  um pequeno barco somente, talvez isso não seja problema: Segue navegando e, de tempos em tempos, verifica onde quer chegar, realinhando o direcionamento do pequeno barco.

 

Mas esse não é o caso para empresas grandes, com vários barcos, de vários tamanhos, mas com um destino em comum. Alguém, ou melhor, “alguéns” precisam alinhar todos esses barcos em relação ao direcionamento da empresa.

 

Não pense em parar todos os tripulantes de todos os barcos para decidirem e depois voltarem para seus barcos (squads) para navegar. Isso somente funciona em empresas pequenas, com poucos barcos.

 

Promova o encontro dos POs para alinharem o direcionamento estratégico entre todos os squads. Isso provavelmente não é somente um encontro. São encontros frequentes. Afinal de contas todos estão navegando, mas as águas, os ventos, e o clima vão mudar. E será necessário repensar o caminho, realinhar os planos dado os acontecimentos mais recentes.

 

Mas não deixe os squads sem PO por muito tempo – PO participa de outras reuniões, mas é o comandante do barco! Se o PO se ausentar por muito tempo, o barco pode seguir sem direção. Para ajudar com isso, o Scrum tem reuniões bem definidas, e todas requerem a presença do PO: Daily, Planning, Review, Refinamento.

 

O PO participa ativamente das reuniões da Sprint. Por isso consegue guiar e ajudar a equipe a se direcionar de acordo com o interesse maior: o direcionamento estratégico da empresa e de todos squads.

 

Comentários no LinkedIn