Você conhece o framework HEART da Google para métricas de UX?

Um pessoal do Google Research Team criou o framework HEART para ser usado como métricas de UX, da User eXperience, de um produto.

O framework consiste nessas cinco métricas que, em inglês, formam o acrônimo HEART: Happiness, Engagement, Adoption, Retention e Task success.

Segue uma breve descrição de cada métrica:

  • Felicidade: Felicidade é uma medida da satisfação do usuário do produto. Para medir satisfação, você deve usar algum tipo de pesquisa de usuários, como, por exemplo, NPS (Net Promoting Score).
  • Engajamento: Engajamento é uma medida de quanto um usuário interage com o seu produto. Métricas de engajamento medem a interação que um usuário tem com o produto, bem como a regularidade e a intensidade do uso.
  • Adoção: A adoção é medida como a quantidade de novos usuários em um determinado período de tempo. Métricas de adoção demonstram o sucesso ou o fracasso do seu produto em atrair novos usuários.
  • Retenção: Retenção é a capacidade do seu produto manter seus usuários ao longo do tempo. Métricas de retenção demonstram o comportamento dos seus usuários existentes dado as mudanças (ou falta de mudança) do seu produto.
  • Sucesso da tarefa: O “sucesso da tarefa” é uma medida da facilidade (ou dificuldade) do usuário realizar uma determinada tarefa no seu produto. Por exemplo, qual o tempo médio gasto para um usuário fazer a tarefa X, ou qual a percentagem de usuários consegue completar a tarefa Y.

Os criadores do framework aconselham que a equipe UX decida quais dessas métricas devem ser utilizadas ou combinadas para o produto em questão. Eles também aconselham que, como acontece com métricas em geral, você precisa repetir as pesquisas a cada mudança do produto para entender e relacionar as variações do mesmo.

Eu gostei do framework e da iniciativa. Acredito que ainda temos de melhorar bastante a utilização de métricas para a criação de produtos digitais de sucesso. Gostei de ver mais um framework para métricas, compartilhado por um respeitado grupo de trabalho.

 

 

UA-3488176-1