Workshop de alinhamento sobre o trabalho e a forma de trabalhar

Segue um relato de um workshop de duas horas para uma equipe de nove pessoas que funcionou muito bem.

Contexto: Uma equipe de 9 pessoas precisava realinhar a forma de trabalhar e o trabalho, dado as mudanças dos últimos 2 meses: 3 pessoas saíram e 2 entraram.

foto do quadro ao final do workshop

foto do quadro ao final do workshop

Agenda do workshop:

  1. Objetivos do time – 30 minutos
  2. Tipos de trabalho – 30 minutos
  3. O trem de MVPs – 60 minutos

Objetivos do time

Depois de verificar que todos estavam de acordo com o contexto do workshop (e escrever no quadro branco), dividi a equipe de 9 pessoas em três grupos de 3 pessoas. Fiz uma simples pergunta:

Quais os objetivos desta equipe? (por favor escrevam cada objetivo em um post-it)

Cada grupo escreveu os objetivos (isso levou uns 15 minutos). Depois fizemos um tell and cluster, onde cada grupo apresentou um objetivo, e os outros grupos agrupavam com os seus objetivos similares.

Essa conversa e atividade de agrupar objetivos durou 15 minutos.

Tipos de trabalho

Em conversas anteriores com pessoas da equipe, e verificando o Jira da equipe (ferramenta com o histórico do trabalho do time), eu criei a imagem apresentada abaixo (antes de colocar os post-its pequenos com números).

tipos-de-trabalho

Conversamos sobre os três tipos de trabalho da equipe: features para um MVP, bugs e ops tasks/ technical debt. Todos concordaram. Isso foi essencial para o alinhamento da nomenclatura sobre a forma de trabalho.

Em seguida, pedi para cada integrante da equipe, individualmente, escrever a percentagem que ele acreditava que a equipe gastava com cada um desses tipos de trabalho.

Depois pedi para colocarem seus post-it na imagem dos tipos de trabalho.

O grupo conversou sobre os tipos de trabalho, quanto eles achavam (até abriram o Jira e verificaram seu histórico de trabalho)  que gastaram em cada tipo de trabalho, e decidiram quanto deveriam se dedicar para cada tipo de trabalho, daquele dia em diante (depois do workshop isso foi informado para os stakeholders e outras equipes que dependiam desta equipe).

Essa conversa e atividade sobre os tipos de trabalho durou, aproximadamente, meia hora.

O trem dos MVPs

Esta equipe já estava acostumada a trabalhar com o conceito de MVP, então somente conversamos rapidamente sobre MVP: vamos seguir trabalhando desta forma? Entregando o mínimo viável para verificar se a direção está correta?

A resposta foi positiva.

Então eu fiz o desenho do trem de MVPs, e expliquei o conceito. Veja a foto, mas note que o cartão verde com o MVP somente foi colocado ao final da atividade.

mvp-release-train

A equipe está no vagão do maquinista e vamos levar esse trem adiante (aposto que o povo mineiro vai adorar esse “trem”).

Precisamos definir qual o primeiro MV P, o segundo, e o terceiro. Três está para lá de bom. Sabemos que vamos ter muito aprendizado com cada MVP, logo não queremos ficar criando planos  que sabemos que vai mudar. Mas precisamos pensar além de um MVP, até porque não sabemos em qual devemos focar primeiro.

Aliás, não sabemos quais são esses MVPs. Chegou o momento de relfetir sobre como alcançar nossos objetivos com MVPs. Para nos ajudar com isso, vamos usar o Canvas MVP.

Dividi o grupo novamente em 3 grupos de 3 pessoas (agora cada grupo tinha uma pessoa daquele grupo inicial sobre objetivos).

pessoas-canvas-mvp

Todos juntos conversamos em alto nível sobre quais seriam os 3 primeiros MVPs. Sem detalhá-los, cada grupo escolheu algo que acreditava ser um bom MVP.

Cada grupo criou um  canvas MVP para detalhar seu MVP.

Depois cada grupo apresentou seu Canvas MVP.

Na sequencia, distribuí 3 post-it por pessoa, e pedi que colocassem 2 post-its no MVP que considerava o mais importante, e um post-it no segundo MVP mais importante.

A foto abaixo mostra o resultado dessa escolha.

mvp-voting

Pronto, com isso tínhamos escolhido o primeiro MVP. Colocamos os cartões representando os MVPs nos respectivos vagões do trem de MVPs, e saímos para comemorar o sucesso do workshop.

 

Comentários no LinkedIn.

 

 

 

 

 

 

UA-3488176-1