Uma honra ter sido keynote desse evento magnífico! Foi espetacular ter participado dos de todo evento. Palestrei, assisti palestras, dei autógrafos em livros e conversei com muita gente boa. Espero te ver nos próximos AgileBrazil e eventos da nossa comunidade.

 

———————–

Sentado no voo de Barcelona a São Paulo eu decidi tentar colocar em palavras como me sinto a poucos dias do meu Keynote na AgileBrazil 2019: Honrado, gratidão e patriótico.

Honrado. É uma honra ser keynote desse nosso evento maravilhoso. A conferência anual que junta agilistas de todo Brasil. O evento de agilistas para agilistas, organizado pela comunidade, que une as comunidades ágeis do Brasil.

Gratidão. Sou muito grato a nossa comunidade. São tantas pessoas que tive o prazer de conhecer e trocar conhecimento. Pessoas comunicativas, abertas, colaborativas e que tem muito a compartilhar. Carrego comigo um pouco da iteração que tive com cada pessoa brasileira. Sou extremamente grato por isso.

Patriotismo. Sou brasileiro com muito orgulho. Por onde passo, compartilho minha origem e reitero que as pessoas do Brasil são magníficas, são excelentes profissionais (tem muita gente boa!) Eu represento somente um pouco desse povo brasileiro maravilhoso, e que tem muita mais gente, muito melhor do que eu por aí.

Sim, é a nossa AgileBrazil, reconhecida pelo mundo, aquela que “os gringos” se impressionam pela simpatia, pela energia e pelo conhecimento. Aquela que nos une uma vez por ano, para rever pessoas queridas, para fazer novas conexões. É a nossa AgileBrazil!

Segue abaixo o assunto do meu keynote

Título: Lean Inception e a quarta revolução industrial

Descrição: O mundo está mudando cada vez mais rápido. Com o advento da internet, da mobilidade, das redes sociais e a computação nas nuvens, tudo ficou acelerado. Antigamente, o surgimento de produtos inovadores era mais lento e provavelmente não iriam derrubar grandes empresas. Agora é diferente. O futuro chega mais rápido. E, com ele, a inovação disruptiva, aquela que altera o seu negócio pela raiz. Que pode derrubar um CEO após o outro e tirar a empresa do mercado.

A mensagem é clara: só vão sobreviver os mais ágeis e inovadores. É questão de tempo, mas esse tempo é curto. Quem não se reinventar vai ficar de fora. Nessa palestra vamos conversar sobre as influências do Vale do Silício e compartilhar uma ferramenta ágil para a quarta revolução industrial. Vamos explorar o conceito de Lean Startup, Lean Inception, e conversar sobre MVP (Minimum Viable Product).

Minibio: Paulo é autor do best-seller Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo, que compartilha o segredo por trás do sucesso do movimento Lean Startup, do Vale do Silício. Sua contribuição mais recente, o Canvas MVP, é um quadro visual que auxilia empreendedores a alinhar e definir a estratégia do MVP–Minimum Viable Product. Consultor principal da Thoughtworks, Paulo Caroli possui mais de vinte anos de experiência em desenvolvimento de software, trabalhando em diversas corporações no Brasil, Índia, EUA, América Latina e Europa. Em 2000, ele descobriu o Extreme Programming e, desde então, concentrou sua experiência em processos e práticas da Agile & Lean. Ele ingressou na ThoughtWorks em 2006 e ocupou os cargos de Agile Coach, Trainer, Project e Delivery Manager. Ele recebeu um Bacharel em Informática e MS em Engenharia de Software, ambos da PUC-Rio.