Feature é um agrupamento de funcionalidades afins. Tal agrupamento ajuda a compreender o produto como um todo, bem como as suas partes menores e complementares. O entendimento de feature varia de time para time, o que é importante é que ele faça sentido para aquela equipe.

A seguinte atividade é utilizada para descoberta de features. Note que esta atividade depende da lista de objetivos e personas, que já devem ser artefatos adquiridos em atividades anteriores:

Passos da Atividade:

1. Solicite que a equipe coloque os objetivos em um canvas comum, em ordem de prioridade, da esquerda para direita, como títulos de colunas;

2. Solicite que a equipe coloque as personas no mesmo canvas, em ordem de prioridade, de cima para baixo, como títulos de linhas;

3. Promova um brainstorm de features. A discussão deve ser guiada para que se descubram quais features são necessárias para atender objetivos e personas. Uma pergunta para ajudar nesse processo é: “O que precisa ter no sistema para que tal persona alcance tal objetivo?”

 

O time deve se guiar no canvas do topo esquerdo para o canto inferior direito (conforme figura abaixo). Dessa forma, as features de maior prioridade surgirão primeiro. Aconselhamos que as demais features sejam esclarecidas (e documentadas), mas que a equipe não entre em detalhes, mantendo o foco nos itens prioritários.

descobrindo-features-objetivos-vs-personas

Exemplo de resultado: Features, Objetivos e Personas, respectivamente em azul, laranja e verde

sample-features

Exemplo de resultado: Features, Objetivos e Personas, respectivamente em post-it azul, post-it rosa e folha de papel branco

 

Embora o canvas seja semelhante a uma matriz, não necessariamente haverá uma feature para cada interseção. Pode haver múltiplas features para uma persona alcançar um objetivo específico, assim como é possível haver personas que não necessitam de uma feature para determinado objetivo.

Caso sejam identificados objetivos e features que não atendem as necessidades de nenhuma persona, estes devem ser descartados ou repensados, pois o seu valor não está claramente associado a um usuário.

Inscreva-se no próximo treinamento do livro Lean Inception.