Esta atividade tem o objetivo de discutir como a equipe entende o esforço para fazer, bem como o valor de negócio associado a cada feature. A partir desta atividade novas marcações serão feitas para cada feature.

Passo a passo da Atividade:

1. Crie, em um canvas comum, um gráfico, onde o eixo X representa o esforço (o nível de trabalho para fazer) e o eixo Y representa entendimento sobre o valor de negócio (qual retrono ou economia isso vai trazer).

No eixo X, o objetivo é verificar o entendimento da equipe com relação a dificuldade e o trabalho que será nessesário para completar tal feature. No eixo Y, a proposta é verificar o valor, o ROI (Return On Investment) da feature, uma medida do negócio sobre quanto vale tal feature.

effort-vs-busValue

canvas de esforço x valor de negócio

 

2. Solicite a um membro da equipe que leia uma feature em voz alta e a posicione no gráfico de acordo com o seu entendimento sobre ela (esforço  e valor de negócio);

3. Questione a equipe se todos compartilham aquela opinião. Se alguém não concordar, a equipe deve discutir os requisitos e a tecnologia envolvida de forma que haja um consenso sobre a estória. Tudo o que for mencionado e que ajude a alcançar uma melhor compreensão deve ser anotado e anexado à feature;

4. Anote, na feature, o nível de esforço e o valor de negócio. Por exemplo, a figura abaixo mostra features em index cards, nas quais foram adicionadas marcações de $, $$, ou $$$, respectivamente para valor de negócio baixo, médio e alto, bem como E, EE, ou EEE respectivamente para nível de esforço baixo, médio e alto,.

entendimento-tecnico-de-negocio-resultado

exemplo de features com marcações de esforço e business value

 

Para cada feature capturada anteriormente, repita os passos de 2 a 4.

Segue alguns exemplos de features categorizadas em relação ao nível de esforço e valor de negócio. Note que a cor do index card representa os níveis de entendimento, de acordo com a atividade Entendimento Técnico X Entendimento de Negócio.

esforco-vs-busValue-ex2 exemplo-marcacoes-busValue-Esforco exemplo-marcacoes-busValue-Esforco2

Ao final da atividade, as features estarão marcadas com o entendimento relativo a esforço e valor de negócio. Tal marcação deve ajudar a equipe em atividades tais como: priorização, estimativa e planejamento.