Dentro-Fora é um jogo para crianças pequenas, bem simples, que consiste em primeiro desenhar um círculo grande no chão (tipicamente com um giz no pátio das escolas), depois posicionar as crianças em volta dele, e então, dar o comando “DENTRO” ou “FORA”, para que as crianças pulem (e aprendam o que é dentro e fora).

 

A atividade Dentro-Fora do MVA (Minimum Viable Architecture) é similar a atividade infantil, entretanto com o objetivo de explorar cada RCF (Requisitos Cross-funcional), decidindo se este deve estar dentro ou fora do círculo. A diferença é que o círculo representa a MVA, que somente cabe cinco cartões RCF. Desta forma, os participantes terão de priorizá-los.
Passo a Passo da atividade
  1. Escreve ou imprima os RCF mais relevantes para o MVA em post-its
  2. Desenhe um círculo de tamanha pequeno (que somente caiba cinco cartões de RCF)
  3. Coloque todos cartões RCF ao redor do círculo.
  4. Como um ponteiro de um relógio, comece nas 0 hs (seguindo no sentido horário – 1,2,3…) e leia o cartão de RCF e decida se este é muito importante a ponto de colocá-lo dentro do círculo. Se colocar dentro do círculo, respeite o limite de somente ter 5 cartões dentro do círculo. Se alcançar o limite, converse em grupo sobre qual cartão deve sair do círculo.
  5. Faça duas voltas no “relógio” para verificar se todos estão de acordo com os cinco RCF finalistas dentro do círculo.

Essa atividade faz parte do e-book: Lean Software Engineering, como desenvolver seu MVP.