Para efetivamente identificar as funcionalidades de um sistema, é importante ter em mente os usuários e seus objetivos. A maneira normalmente utilizada para representar estes usuários é através de personas.

Uma persona representa um usuário do sistema, descrevendo não só o seu papel, mas também suas necessidades específicas. Isto cria uma representação realística de usuários, auxiliando o time a descrever funcionalidades do ponto de vista de quem interagirá com o produto final.

Segue abaixo um exemplo de resultado de uma atividade para definir personas.

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exemplo de representação de personas

É importante ressaltar que resultado da atividade de definir persona não deve ser definitivo, e sim uma construção inicial que pode e deve ser evoluída conforme o produto é evoluído.

A atividade para definir persona é realizada baseada no conhecimento, dados e pesquisa prévia sobre os usuários do produto. Geralmente empresas maiores tem conhecimento e dados sobre seus usuários. Outro forma de buscar conhecimento é com pesquisas previamente realizadas.

E, caso não exista conhecimento, dados e pesquisa prévia, existirão hipóteses sobre os usuários do produto, e estas estarão explicitadas na atividade de descrever as personas.

Atualize o entendimento sobre as personas

interessante: um tipo de persona passou por baixo, outros três tipos não sabem como prosseguir

Com o feedback do produto, obteremos mais compreensão sobre as as personas. Além disso, mais pesquisas podem ser realizadas para adquirir mais entendimento sobre o usuário. E, dado que o conhecimento aumentou, refaça a atividade de persona, atualizando a representação dos usuários.

Samantha Rosa, uma amiga UX, compartilhou um exemplo:  durante a inception enxuta, sua equipe criou as personas, mas depois de disponibilizar o produto para clientes reais, perceberam que uma das personas não estava de acordo com a realidade. Daí realizaram a atividade de definir a persona novamente para atualizá-la.

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