Cada um no seu quadrado: Agile, DevOps, Data Science e Data Engineering
Achei simplesmente genial a abordagem criado pelo Renato Cordeiro.
Note a simplicidade dessa representação.
“All models are wrong but some are useful”. – George Box
Como disse George Box, todos modelos estão errados, mas alguns são úteis.
Sou consultor sobre transformação digital (Agile, DevOps, Lean, dentre outros) e adoro quadrantes. Especialmente quando demonstram de forma simples algo que tenho de explicar.
Produto e infraestrutura
Dois lados da mesma moeda que refletem a qualidade interna e a qualidade externa dos produtos digitais que criamos. O Renato representou isso como uma reta, no eixo Y.
Código e Dados
Como criadores de produtos digitais, escrevemos bastante código. Escrevemos tanto código funcional–aquele que cria as funcionalidades do produto–, quanto código que ajuda com toda a infraestrutura necessário para o produto funcionar.
Mas também trabalhamos com dados, com métricas. Sejam dados internas, relacionadas à infraestrutura do produto, ou dados externos, sobre o uso do produto.
Renato representou Código e Dados com uma simples reta, no eixo X.
Cada um no seu quadrado
Note que ao plotar os eixos X e Y surgem os quadrantes: Agile (produto e código), DevOps (código e infraestrutura), Data Science (produto e dados) e Data Engineering (dados e código).
E Renato ainda cria setas para mostrar a interação entre esses quadrantes.
Esses quadrantes (e essa imagem) fazem parte do trabalho que o Renato está fazendo no seu doutorado, com o professor Alfredo Goldman – IME-USP.
Adorei o que já vi desse trabalho. E estou ansioso por mais conteúdo de qualidade.
Na foto abaixo, um painel na CBSoft 2018 com Renato Cordeiro, Joseph W. Yoder, Eduardo Guerra e Leonardo Guerreiro discutindo esses quadrantes.
Seguem os slides apresentados pelo Ranato: http://slides.com/renatocf/software-engineering-vs-data-science#/