O Mapa de Empatia é um template visual para identificação e visualização de uma persona.  Criado originalmente para análise de segmentos de consumidores [1], o Mapa de Empatia de é uma excelente ferramenta para classificar, explorar e entender os diferentes tipos de personas.

O Mapa de Empatia foi originalmente descrito por Dave Gray como um dos métodos da XPLANE [1]  para compreender usuários, clientes e outros envolvidos no negócio. Ficou ainda mais conhecido desde que foi destacado no livro Business Model Generation como uma ferramenta para descobrir insights sobre os clientes [2].

O mapa  apresenta quatro áreas principais, as quais preenchem a frase: o que eu ____ ?

  • Vejo
  • Penso
  • Ouço
  • Falo

 o que eu ____ (vejo / ouço / penso / falo) ?

Além dessas quetro áreas principais, a versão original apresenta mais duas áreas: as dores (originalmente, pain em Inglês) e ganhos (originalmente, gain em Inglês) para tal persona.

mapa-empatia-template

mapa de empatia – template

 

Sempre que apliquei o mapa de Mapa de Empatia para identificação de personas, utilizei suas quatro áreas principais: vejo, ouço, penso e falo. Por vezes utilizo as áreas de dores e ganhos, como descrito originalmente; mas por vezes altero estas outras áreas como, por exemplo: o que eu faço, o que ue não faço, meus amigos e meus inimigos, meus hobbies.

 

Paso a passo da atividade:

  1. Decida uma persona a ser analisada
  2. Desenhe um template do mapa, com a persona representada no centro do template
  3. Descreva as áreas para tal persona
  4. Repetir os passos 2 e 3 para as próximas personas

 

Segue abaixo alguns exemplos de mapas de empatia.

 

mapa-empatia-ex1

mapa de empatia – exemplo 1

mapa-empatia-ex2

mapa de empatia – exemplo 2

 

Referencias:

[1] XPLANE, uma empresa de Visual thinking, fundada em 1993 por Dave Gray.  http://xplane.com/

[2] Osterwalder, A., Pigneur, Y., Business Model Generation, A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers  (Amsterdam: OSF, 2009)