Desde 2003 quando comecei a atuar com Metodologias Ágeis, já tinha a percepção de que desenvolver software não era apenas produzir código ou entregar funcionalidades.

O trabalho de produzir e entregar valor exigia um entendimento de onde se queria chegar. E este trabalho começava antes, através de um entendimento de onde não se queria chegar.

No meu trabalho, ajudar equipes a entenderem o que significa “somente o necessário” sempre foi o maior desafio. Reuniões, dinâmicas, entrevistas, discussões. Técnicas diversas para poder determinar o que faria parte das primeiras versões de um produto. Praticar empatia, desenhar a jornada do cliente, entender personas, prototipar, enfim, os caminhos sempre foram diversos para buscar o resultado da pergunta: o que vai ser entregue primeiro!?

Em 2009 passo a fazer parte de uma empresa, para ajudar a conceber um novo produto. Esse produto se torna maior que a empresa, e nasce a uMov.me. O processo de construção e condução da plataforma sempre foi uma busca por entrega de valor. O que é mais importante agora? O que pode ser entregue primeiro? Como vai ser o nosso roadmap? Quais clientes podem ser os primeiros para validar uma determinada funcionalidade?

Muita coisa mudou no nosso processo de desenvolvimento, mas diversas perguntas seguem presentes, quando iniciamos um novo projeto de entrega: até onde vamos? Quem queremos atingir? Onde está o valor? Quantas serão as entregas? E os riscos? Como vai ser o roadmap?

Nos dias de hoje, sem um pensamento de produto mínimo viável, não existiria possibilidade de seguirmos fazendo entregas de valor semanalmente para nossos clientes. Esse pensamento de encontrar o valor e priorizar, comunicando para todos participantes do processo, é o maior valor de atuar com estas técnicas.

Se você estava procurando um caminho para condução e desenvolvimento de produtos e serviços, seu lugar é aqui. Paulo Caroli pode conduzir sua equipe. É direto ao ponto!

Um processo divertido e dinâmico, que puxa os participantes para dentro do processo de desenvolvimento, levando toda a equipe para um mesmo olhar.

Boa leitura!

Daniel Wildt — CTO na uMov.me | Mentor na wildte.ch | Blogger no danielwildt.com

daniel-wildt

 

direto-ao-ponto-featured_large