Segue  abaixo algumas dicas para cada um dos blocos de Canvas PBB.

PRODUCT NAME: Imagine que este produto esteja em uma caixa; Qual é o nome escrito na caixa?

PROBLEMS:  Qual é o estado atual do contexto deste produto? Quais são os problemas e as necessidades dos usuários do produto?

EXPECTATIONS:  Qual é o estado desejado deste produto? O que você mudaria, eliminaria e/ou criaria? (Tente não descrever a solução).

PERSONA:  Qual o perfil dos usuários deste produto?

Exemplo de persona: Novo cliente online

Para cada persona, pergunte o que eles fazem? (Escreva em um post-it e coloque-o à esquerda do post-it representando a persona); pergunte o que eles esperam do produto? (Escreva em um post-it e coloque-o à direita do post-it representando a persona).

Normalmente, as respostas descrevem as ações ou interações do usuário com o produto: as features.

Exemplo de features: Comprar mantimentos on-line

FEATURES: Selecione um post-it de feature (do bloco personas), reescreva em outro post-it e coloque no bloco de features (no canto superior esquerdo). Em seguida, descreva os “Problemas” e os “Benefícios” relacionados a esta feature. Anote os problemas da feature e os benefícios da feature em post-its menores e posicione-os à esquerda e à direita do post-it com a descrição da feature.

Exemplo de feature: Comprar mantimentos on-line

Exemplo de problemas: dificuldade em achar o preço mais barato, gastar muito tempo fazendo as compras.

Exemplo de benefícios: passar mais tempo com a família, não precisar carregar peso, achar o preço mais barato facilmente.

Busque a próxima feature no bloco de personas e repita o processo de descrever os problemas e benefícios associados a mesma. Siga a ordem de prioridade para a construção das features. Quanto mais a esquerda, maior a prioridade. Traga no máximo 10 recursos.

PRODUCT BACKLOG ITEM (PBI): divida uma feature em pequenos itens de trabalho. Cada passo será um PBI. Pergunte aos participantes: Qual o primeira item de trabalho da feature. Anote num post-it. Em seguida, pergunte: Qual o segundo item do trabalho? Depois, o terceiro e assim por diante, até completar todos os passos para completar a feature.

Coloque os passos de cima para baixo (o primeiro passo no topo, abaixo desse o segundo, e assim por diante.

Por exemplo, considere o exemplo de recurso “Comprar mantimentos on-line” etapas:

1. Listar categorias de mantimentos

2. Selecione uma categoria

3. Listar todos mantimentos da categoria selecionada

4.…

USER STORIES: represente cada PBI como uma História de Usuário, com os 3 Ws: WHO – WHAT – WHY, no template:

Como um WHO <Perfil da persona>

Eu quero WHAT <PBI>

Para, WHY <Benefício da feature>

O “WHO” Está no bloco de persona, o “WHAT” Está no bloco PBI, por último, o “WHY” Está no bloco de features, o benefício ao lado da descrição da feature.

Exemplo da história do usuário:

Como Novo cliente online

Quero Listar todos mantimentos da categoria selecionada

Para achar o preço mais barato facilmente  

 

Disclaimer: O PBB foi criado e compartilhado por Fabio Aguiar. Eu aprendi com ele, achei magnífico, e comecei usar. O Fabio (autor principal) e eu estamos escrevendo um livro para compartilhar mais sobre o PBB.