Tenho utilizado a técnica Direto Ao Ponto para começar projetos ágeis e planejar entregas baseadas em MVP. Isso acontece na fase inicial do projeto, que chamo de Inception. E também tenho acompanhado a execução de alguns desses projetos. A maioria desses utilizando Scrum.

Em posts futuros, vou detalhar esta combinação Direto Ao Ponto com Scrum.

Mas segue abaixo uma representação visuais desta combinação.

MVP-and-Scrum

Segue uma breve descrição das cerimonias do Scrum, e sua relação com a técnica Direto Ao Ponto.

– Grooming: reunião realizada alguns dias antes da Sprint Planninng, com o objetivo de deixar as histórias preparadas para entrarem no Sprint backlog. Nesta reunião é apresentado como o MVP e suas features foi partionado em histórias.

– Sprint planning: reunião realizada ao início de uma Sprint com o objetivo de escolher histórias que serão trabalhadas pelo time no sprint que se inicia. MVP e features podem ser utilizados para esclarecer o objetivo ou a meta da Sprint.

– Daily Scrum: reunião diária para acompanhamento do time sobre o seu trabalho e o andamento das histórias.

– Retrospectivas: reunião semanal para melhoria contínua do time.

– Sprint review: reunião realizada ao final da Sprint com o objetivo de apresentar o estado da arte do produto sendo criado, rever o progresso das histórias, e comparar com o planejamento apresentado na Sprint planning. MVP e features auxiliam a vincular as histórias com o progresso do produto,

 

Leia mais sobre o assunto no eBook (Grátis): DevOps para entrega de produtos enxutos.