Começo pela fácil ou pela mais difícil?

Essa é uma pergunta recorrente em times usando requisitos ágeis. Seja para histórias de usuário ou para as features de um MVP, sempre me fazem a mesma pergunta.

E como bom consultor respondo da seguinte forma:

Depende; você quer mostrar ou garantir o resultado?

Resposta típica de consultor a parte — ´depende´ –, você realmente tem que fazer uma decisão e isso depende do que estás buscando neste momento.

Dado que você realizou uma Lean Inception, você já sabe qual o produto mínimo viável que tem de entregar. E nesse conjunto mínimo de features tem uma muito simples, provavelmente rápida de ser feita, e outra aparentemente mais difícil, que provavelmente vai levar mais tempo.

Daí a pergunta: começo pela mais fácil ou pela mais difícil?

É importante ressaltar que como está trabalhando num MVP você terá de começar e terminar ambas as features que fazem o produto mínimo e viável. Entretanto, a percepção da completude do seu MVP vai acontecer de acordo com a completude das features do mesmo. Ou seja, assim que uma feature estiver completa, esta será demonstrada, gerando uma percepção de que estamos mais próximos do término do todo, do MVP.

Por isso a resposta de consultor, que responde fazendo outra pergunta: você quer mostrar ou garantir resultado?

Se nesse momento, o mais importante para você é mostrar resultado, então você deve fazer a feature mais simples. Termine logo. Demonstre-a, e gere a percepção positiva, de que está fazendo progresso em direção ao término do MVP.

Em contra partida, se neste momento você está mais preocupado em garantir resultado, então ataque logo a feature mais difícil. Provavelmente esta vai tomar mais tempo e esforço. Por isso, o quanto antes você começar a entender e trabalhar nela, menor o risco para a entrega e término do MVP. Você estará focando em garantir o resultado.

Desculpa a franqueza. É realmente uma resposta de consultor. Eu já li livros que falam para começar pela mais simples. Outros aconselham a começar pela mais difícil. Daí vem o consultor e te responde: depende.

Mas depende de você. O que é mais importante neste momento; mostrar ou garantir resultado?