Segue mais uma Q&A sobre Lean Inception.

Pergunta: Planejo fazer uma Lean Inception para resolver uma série de problemas em diferentes setores da empresa. Os problemas de cada setor são amplamente conhecidos por seus respectivos colaboradores, mas não são conhecidos entre colaboradores de setores diferentes; um colaborar conhece apenas um problema do seu setor e não o problema de outro setor. Há uma proposta de criarmos um produto que resolva estes problemas. Por isso, a Lean Inception. Mas, se eu reunir os colaboradores destes setores na inception, me parece que cada colaborador terá uma visão diferente do escopo do produto. Acho que vou ter problemas logo na primeira atividade, na visão do produto. O que fazer? Altero a agenda?

Resposta: ¨Estamos aqui reunidos para a inception disso¨… isso seria o kick-off.

Mas o ¨disso¨ está muito abrangente (talvez até conflitante entre os diferentes setores).

Eu considero que essa iniciativa não está apta para uma inception.

Provavelmente precisa de um bom trabalho pré-inception.

Talvez um discovery ou pesquisa de UX com os colaboradores dos diferentes setores e seus principais stakeholders.

No mundo antigo, de gestão de projetos, isso seria equivalente a fase de aprovação do projeto. Atualmente, no mundo de gestão de produto, isso é um período (curto) de entendimento, para melhor formular a iniciativa, a necessidade, o problema, o objetivo e/ou a hipótese antes de colocar tal iniciativa em uma inception.

A dúvida então vai para esse trabalho anterior: qual a melhor forma de fazê-lo?

Tens de decidir o que considera melhor no seu contexto: reunir todos num workshop de discovery colaborativo, ou fazer esse trabalho separadamente, com cada setor, para entender suas necessidades; e depois, reunir todos para alinhar o entendimento das necessidades comuns entre todos setores.

Aí sim, o resultado de tal trabalho, vai para o kick-off da inception…. e a lean inception segue seu fluxo, sua agenda, usual.