Direto Ao Ponto: Criando produtos de forma enxuta

“Construir, Medir, Aprender”, como diz Steve Blank, é muito mais elaborado do que colocar software em produção para ver se funciona. O Lean Startup é interessante, mas para muitos isso acaba se traduzindo em uma importante pergunta:

Tá, mas o que construir?”.

O workshop de Lean Inception, descrito no livro Direto ao Ponto, gera o alinhamento entre as pessoas interessadas e define o Produto Mínimo Viável (MVP), a resposta para a pergunta.

Dado o interesse no assunto e a demanda por facilitadores de Inception, comecei a organizar treinamentos para compartilhar esta prática.

[agni_gallery img_url="5285,5286,5287,5288" type="1" column="1"]
[agni_button value="Saiba mais sobre o treinamento Lean Inception" url="http://www.caroli.org/treinamento-lean-inception/" size="lg" alignment="center"]
[agni_image img_url="5192" alignment="center"]

Sobre o livro

Ao trabalhar em um projeto, você não quer desperdiçar tempo, dinheiro, nem esforço construindo um produto que não vai atender às suas expectativas ou de seu cliente. Para isso, é preciso validar as hipóteses de negócio e viabilizar possíveis passos de criação com o time todo.

Neste livro, Paulo Caroli compartilha a receita da técnica Direto ao Ponto: uma sequência de atividades rápidas e efetivas para entender e planejar a criação de produtos enxutos, baseadas no conceito de produto mínimo viável.

Comece o seu próximo projeto com muito sucesso!
Direto ao Ponto é uma técnica para entender e planejar a entrega incremental de MVPs. A técnica organiza ideias e recursos em um modelo que busca entender a principal finalidade do produto, considerando as jornadas dos usuários para realizar as entregas incrementais de produtos viáveis. Como um livro de receitas, com uma sequencia de atividades rápidas e eficazes, a técnica vai permitir que a equipe:

– Descreva a visão do produto
– Priorize os objetivos do produto
– Descreva os principais usuários, seus perfis e as suas necessidades
– Entenda as principais funcionalidades
– Compreenda os níveis de incerteza, esforço e valor de negócio por funcionalidade
– Descreva as jornadas mais importantes dos usuários
– Crie um plano de entrega incremental do produto, impulsionado pelo conceito de MVP

[agni_button value="Compre o livro" url="http://www.caroli.org/product/direto-ao-ponto-criando-produtos-de-forma-enxuta/" size="lg" alignment="center"]
[agni_image img_url="5221" alignment="center"]
[agni_image img_url="5222" alignment="center"]

Receba essa receita no seu email
O documento  “7 simples passos para alinhar o que vai no Produto Mínimo Viável” é um resumo do livro, apresentado como uma receita, uma sequência de atividades colaborativas e dinâmicas que irão gerar o canvas MVP, uma representação visual do plano de criação e evolução do produto enxuto. Todos passos desta receita estão descritas nesse PDF. Baixe já o seu!

[agni_button value="Baixe o resumo do livro (FREE)" url="https://mailchi.mp/c46e6f11fcf7/7-simples-passos-para-alinhar-o-mvp" alignment="center"]
[agni_image img_url="5223" img_size="custom" img_size_custom="70x70" alignment="center"]

Produto Mínimo Viável

Produto mínimo viável (em inglês, “Minimum Viable Product” – MVP) é a versão mais simples de um produto que pode ser disponibilizada para a validação de um pequeno conjunto de hipóteses sobre o negócio. Basicamente, você não quer desperdiçar tempo, dinheiro e esforço construindo um produto que não vai atender as suas expectativas. Para isso, é preciso entender e validar as hipóteses sobre o negócio. O MVP ajuda essa validação e aprendizado da forma mais rápida possível.

[agni_image img_url="5224" img_size="custom" img_size_custom="70x70" alignment="center"]

Inception Enxuta

Em uma única semana de trabalho colaborativo, a equipe vai entender os objetivos do produto, os principais usuários, e o escopo funcional de alto nível tal que a duração do projeto possa ser estimada e uma estratégia de lançamento incremental de MVPs possa ser identificada.

[agni_image img_url="5225" img_size="custom" img_size_custom="70x70" alignment="center"]

Colaboração

O sucesso de uma inception está diretamente atrelado à capacidade do grupo envolvido colaborar efetivamente em cada atividade descrita neste livro, seguindo a receita para alcançar a compreensão e planejamento para construir o MVP de um produto. Assim como um livro de receitas de cozinha, este depende do domínio de um chef. Em outras palavras, a execução de tal receita está nas mãos do nosso chef, o facilitador da Inception.

O que estão falando sobre o Direto Ao Ponto?

[agni_testimonials posts="-1" order="DESC" order_by="date" testimonial_categories="livro" style="3" type="1" column="4" circle_avatar="1" alignment="center" testimonial_display_style="" testimonial_autoplay="1" testimonial_autoplay_timeout="4000" testimonial_autoplay_hover="1" testimonial_autoplay_speed="700" testimonial_loop="1" testimonial_pagination="1"]

Lean StartUp + Design Thinking

[agni_image img_url="5226" alignment="center"]

O loop construir-medir-aprender, do Lean StartUp, parece direto, mas é difícil colocá-lo em prática devido à sua combinação de uma abordagem científica (construir para aprender) com uma mentalidade de engenharia (aprender para construir). Para auxiliar na compreensão e na construção do MVP, complementamos este com outro loop : usuário-jornada-ação, o qual traz uma abordagem de Design Thinking com foco no aprendizado sobre as personas e as suas jornadas.

Lean StartUp
Do Lean Startup, temos o loop construir-medir-aprender. O que vamos construir neste MVP? Como medimos os resultados deste MVP? Que aprendizado ou resultado estamos buscando neste MVP?

Design Thinking
Design centrado no usuário. É isso que queremos. Para criar o MVP, devemos considerar os usuários e as suas jornadas. Devemos trabalhar nas ações que melhoram ou simplificam suas vidas.

[agni_button value="Seja também um facilitador Direto ao Ponto!" url="http://www.caroli.org/treinamento-lean-inception/" alignment="center"]