Segue mais uma série de perguntas e respostas sobre o livro Lean Inception.

Pergunta: No workshop Lean Inception consegue-se definir o tamanho do projeto, ou seja, determinar uma estimativa para ele? Se sim, é comum que essa estimativa não esteja de acordo com a realidade? Como posso mitigar esse risco para que eu não forneça uma estimativa X para o cliente e a realidade seja necessário maior que X para entregar?  — perguntas do Rafael J. Sandim

Resposta: Esse tipo de pergunta é bem  comum; aliás está no cerne da discussão e do movimento NoEstimate. Então, vou te responder baseado na minha experiência acompanhando mais de 300 projetos que começaram com uma Lean Inception.

 

Pergunta1: No workshop Lean Inception consegue-se definir o tamanho do projeto, ou seja, determinar uma estimativa para ele?

Resposta1: Nem todas organizações fazendo Lean Inceptions estão interessadas em definir o tamanho do projeto. Algumas organizações já estão mais evoluídas em relação a isso, e não trabalham mais com projetos e estimativas. Mas, para os organizações que ainda buscam uma estimativa de duração do projeto, o livro Lean Inception tem um capítulo sobre isso, que está resumido neste blog post:  [Lean Inception] O melhor guia para estimativa em projetos ágeis.

 

Pergunta2: Se sim, é comum que essa estimativa não esteja de acordo com a realidade?

Resposta2: Geralmente essa estimativa está de acordo com a realidade. Eu constatei isso com base em centenas de projetos que acompanhei. Isso foi uma surpresa, eu não esperava que nenhuma técnica ou atividade ajudasse com a típica disparidade entre estimativa e realidade. Eu era desenvolvedor e estava acostumado com a discrepância entre estimativa e realizada. Mas a maioria das equipes que começavam com a Lean Inception estavam entregando na data planejada.

Mas algumas equipes não entregavam na data planejada. Verificando o que elas tinham em comum, constatei que essas realizavam mudanças no time; e isso afetava o comprometimento e a data planejada.

Eu escrevi mais sobre isso nesses dois posts: Comprometimento versus estimativa e Porque Mudanças no Time Atrapalham (E Como Garantir o Sucesso Pós-Inception)

 

Pergunta3: Como posso mitigar esse risco para que eu não forneça uma estimativa X para o cliente e a realidade seja necessário maior que X para entregar?

Resposta3: Tenha o cliente e a equipe que vai realizar a entrega participando ativamente da Lean Inception. Evite mudanças no time e no direcionamento do produto entre entregas. Trabalhe com MVP, logo o período entre entregas é curto. Isso evita grandes discrepâncias. Realinhe o time e o plano sobre o que construir assim que tiver métricas sobre o MVP (em uso). Mude o foco de projeto para produto.

 

Comentários no LinkedIn.