O que vem antes e depois de uma Lean Inception?

Essa é uma das perguntas mais comuns nos treinamentos Lean Inception. Eu já escrevi alguns blog posts sobre o assunto ( aqui, aqui e aqui).

Não é uma resposta clara e direta. E sim, aquela típica resposta de consultor: depende.

Depende do contexto da sua organização. Depende de quanto alinhamento o grupo está buscando e sob qual nível / perspectiva (de portfolio, dos objetivos do negócio, da tribo, do cluster, da squad, alinhamento técnico, alinhamento de negócio, das necessidades dos usuários, etc).

Depende do que o grupo esta buscando após o workshop. Alguns exemplos: um portfolio priorizado, um protótipo, um plano para o MVP e os incrementos do produto, a hipótese a ser validada, um backlog com User Stories, um backlog e o alinhamento entre as várias equipe envolvidas.

Como vc pode ver, são muitas as perguntas, logo são muitas as opções sobre como organizar e facilitar este tipo de workshop.

Eu não facilito somente lean inceptions. Muitas vezes, após conversar com quem está requisitando o tal workshop, eu ajudo a elaborar uma agenda especifica.

Às vezes, a agenda é exatamente a da Lean inception. O objetivo é alinhar o grupo e elaborar o plano do MVP e os incrementos do produto.

Algumas vezes, a agenda é a da Lean Inception, mas sem a palavra produto ou feature. Nesses casos, o objetivo é similar: alinhar o grupo e elaborar o plano do mínimo viável e seus incrementos: mas não necessariamente de um produto. por exemplo uma transformação, um serviço, ou um programa de TV.

Outras vezes, a agenda não tem nada da Lean Inception, pois o propósito é outro. Por exemplo, uma PI planning (muitas equipes e muitos trens) ou uma Design Sprint (explorar opções e decidir o protótipo) .

Mas tem vezes que acontece um sandwich com a Lean Inception. Algo antes, a Lean Inception e algo depois.

Esse foi o caso na agenda abaixo.

Note que essa equipe tinha duas semanas disponíveis para esse workshop inicial (uma inception).

Note que os dias 2 a 5 são uma Lean inception. O Dia 1, um dia para consolidação de algumas atividades e informações pré lean inception.

E os dias 6 a 10 algumas atividades mais técnicas, o PBB (para criar o backlog para as primeiras Sprints) e atividades de planejamento e gestão de projetos.

Não espero que você use exatamente essa agenda. Mas que ela sirva de exemplo sobre como fazer um mix and match entre a Lean Inception e outras atividades e métodos úteis para o início de um projeto ágil, a inception.

 

Comentários e outros exemplos de agendas mescladas com Lean Inception no LinkedIn.