A resposta curta é não. São duas ferramentas diferentes, com experiências e finalidades diferentes. Antes de falar sobre elas, deixe-me compartilhar um pouco sobre a história da FunRetro.

Como o FunRetrospectives.com foi criado

Desde 2013, TC Caetano e eu, Paulo Caroli, temos colaborado com diversos apoiadores para conversar e compartilhar o FunRetrospectives. Fomentamos essa comunidade e reunimos o conteúdo por meio do site FunRetrospectives.com, do e-book FunRetrospectives, palestras e treinamentos.

Mas como surgiu a parte “divertida” nas retrospectivas?

O nome foi sugerido por Patrick Kua em 2013. Pat é nosso amigo que também é autor do livro The Retrospective Handbook: A guide for agile teams. TC e eu estávamos organizando as atividades de retrospectivas em um novo site, dedicado especialmente a elas. E isso coincidiu com uma visita do Pat no escritório da Thoughtworks Brasil.

Então, perguntamos a ele: “Precisamos de um nome para o site e o e-book que vamos criar. O que você sugere?” Pat respondeu: “Caroli, você deixa as retrospectivas mais leves, você tem um estilo diferente. Suas atividades são mais … divertidas!

E foi dessa conversa que surgiu o nome FunRetrospectives e, a partir daí, o apelido “FunRetro”.

Retro é a abreviação de retrospectiva. Já era comum as pessoas dizerem “vamos fazer uma retro”, em vez de dizer “vamos fazer uma retrospectiva”. Como muitas pessoas estavam usando as atividades do FunRetrospectives, começaram a dizer: “Vamos fazer uma FunRetro!”

Há alguns meses, o livro FunRetrospectives foi lançado (em inglês) e está recebendo ótimas avaliações da comunidade. Aliás, já reservei o mês de julho para trabalhar no livro em Português.

Mas e quanto ao app?

Já contei a história do FunRetrospectives.com e do apelido FunRetro. Mas percebo que contribuí para uma confusão sobre os aplicativos: FunRetro.io, EasyRetro.io e app.FunRetrospectives.com.

Em 2015, um colega meu criou um quadro online para retrospectivas remotas. Naquela época, o FunRetrospectives.com já era o site de retrospectivas com mais acesso no mundo, então eu costumava receber solicitações para vincular FunRetrospectives.com  algumas ferramentas remotas de retrospectiva.

Mas eu sempre disse não. Eu tinha o interesse em contribuir para a comunidade, mas não queria comercializar o Funretrospectives.com

Então, decidi dar visibilidade ao bom trabalho que meu colega estava fazendo: eu direcionaria os visitantes do FunRetrospectives.com para a sua ferramenta para retrospectivas remotas, de código aberto e gratuita. Eu até permiti que ele adicionasse anúncios no FunRetrospectives.com para ajudar a pagar por seus servidores.

Em vez de hospedar no mesmo servidor que o FunRetrospectives.com, ele decidiu hospedar separadamente e usou a URL FunRetro.io para mostrar que ambos estavam conectados.

Dado que um produto estava nascendo, convidei  o Joca Torres, meu amigo e guru do produto, para se juntar a nós neste empreendimento.

O aplicativo estava tomando forma, um modelo de negócio estava sendo criado e o número de visitantes do site e de usuários do aplicativo não parava de crescer.

Então meu colega decidiu sozinho seguir carreira solo.

Joca e eu não desistimos de nossa visão de criar um ótimo aplicativo impulsionado pela comunidade FunRetrospectives.com e, junto com Filipe Esperandio (um bom amigo e um incrível full stack senior engineer), iniciamos o App.FunRetrospectives.com

Há cerca de um ano, meu ex-colega renomeou seu aplicativo de FunRetro para EasyRetro.

FunRetrospectives é uma comunidade de prática, ou seja, um grupo de pessoas que compartilham uma preocupação ou paixão por algo que fazem e aprendem como fazer melhor conforme interagem regularmente. Estamos constantemente experimentando novos formatos e atividades para retrospectivas, e constantemente melhorando as existentes por meio do feedback de nossas centenas de milhares de usuários em mais de 100 países. E todo esse aprendizado e conhecimento compartilhados estão incorporados no App.FunRetrospectives.com

>> Organize sua próxima retro remota em App.FunRetrospectives.com

p.s.: Seguimos o estilo Lean Startup, construir-medir-aprender. O aplicativo está continuamente recebendo feedback de nossa comunidade de usuários engajados e evoluindo.