Confesso que não fiz a minha retrospectiva pessoal de 2020.

Adoro retrospectivas e geralmente reservo uma tarde para fazer uma retrospectiva pessoal ao final do ano. Mas no fim de 2020 não parei para fazer minha retrospectiva pessoal. Não quiz parar para recordar os grandes desafios (e tristezas) de 2020 e as coisas boas que 2020 trouxe para mim. O mundo está em um momento muito triste. Eu não tive vontade de fazer minha retrospectiva anual.

Mas eu precisava fazer algo. Então decidi buscar uma futurospectiva, uma atividade que me ajudasse a olhar para o futuro.

Fui no FunRetrospectives.com/futurospectives, comparei algumas opções e escolhi uma atividade que funcionou muito bem.

Não vou compartilhar o resultado da minha futurospectiva pessoal, mas compartilho a atividade que talvez seja útil para você também: A Jornada do Herói (em inglês, Hero´s Journey)

“Hero’s Journey is a futurespective activity to help describe a story that the team is pursuing.“. da página da atividade Hero´s Journey.

Como eu usei a atividade a nível pessoal, ao invés de a nível de time, ajustei a descrição:

“Hero’s Journey is a futurespective activity to help describe a story that you are pursuing.“, ou, em português:

“A jornada do herói é uma atividade de perspectiva futura para ajudar a descrever uma história que você está perseguindo.”

Eu gostei dessa chamada para o que eu estava buscando. Essa pandemia não acabou. Era o que eu precisava para esse momento de reflexão: algo com perspectiva futura para me ajudar a refletir sobre a história que eu estou perseguindo. Afinal de contas, ainda não saímos da caverna da pandemia!

Essa são as instruções da atividade:

  • The hero: the person or group going through the journey.
  • The guide: the people and things guiding the hero.
  • The cavern: the challenges ahead.
  • The treasure: the awards and achievements.

Que eu traduzi e adaptei (para a atividade pessoal) para:

  • The hero: Eu!
  • The guide: Tudo o que tem me ajudado a passar por essa caverna.
  • The cavern: Os desafios do novo mundo, com a realidade dessa pandemia.
  • The treasure: As conquistas que me esperam ao atravessar essa caverna.

Eu queria armazenar o resultado desta atividade. Por isso, eu usei o app do FunRetrospectives.com para criar o board da atividade (copiei o link e guardei em um Google Doc pessoal para rever ao longo do ano).

Mas, ao usar o app acabei me atentando para três coisas: (1) o contexto, (2) a diretiva primária e (3) temas para reflexão

A App do FunRetro apresenta alguns passos para eu criar a agenda da minha retrospectiva.  Seguindo esses passos, comecei por escrever o contexto da minha futurospectiva. segue:

Contexto: minha futurospectiva pessoal, realizada em janeiro de 2021, para refletir sobre o que estou fazendo e o que devo fazer dado esse momento o mundo está passando.

No passo seguinte, o app me deu a opção de escolher a diretiva primaria da minha reunião: retrospectiva , futurospectiva, ou team building?

Selecionei e refleti sobre a diretiva primária de futurospectivas. Eu fiz uma pequena alteração no texto, de ´we´ para ´I´. Segue:

‘Hope and confidence come from proper involvement and a willingness to predict the unpredictable. I will fully engage on this opportunity to unite around an inclusive vision, and join hands in constructing a shared future.’ – prime directive for futurospectives

Traduzindo para português:

‘Esperança e confiança vêm de um envolvimento adequado e uma vontade de prever o imprevisível. Eu vou me engajar totalmente nesta oportunidade de me unir em torno de uma visão inclusiva e dar as mãos para construir um futuro compartilhado. ‘ – diretiva primária de futurospectivas

Outra funcionalidade do App.FunRetrospectives.com é que as anotações podem ser feitas em três cores de stickies virtuais. Cada cor remete a um tema. E isso me fez pensar nos três principais temas para a minha futurospectiva. Eu selecionei:

  • família e amigos
  • comunidade de prática
  • finanças e empreendedorismo

Se você, assim como eu não fez uma retrospectiva de 2020, mas sente que deve refletir um pouco e olhar para a frente, especialmente dado essa caverna que atravessamos atualmente, recomendo essa atividade como uma boa futurospectiva pessoal.

E que acabe logo a nossa caminhada por essa caverna.

 

Comentários no LinkedIn.