Compartilho neste post o template de agenda e documentos que tenho utilizado para as Inception Relâmpago, uma sessão de poucas horas que gera a visão do produto, os objetivos do projeto, personas, e feature mapping. Tempo recomendado: entre três e quatro horas.

 I – Agenda

1.            Atividade: Construindo o burn-up da Inception Relâmpago

2.            Atividade: Visão do produto

3.            Atividade: Esclarecendo Objetivos

4.            Atividade: Identificando Personas

5.            Atividade: Descobrindo as Features

6.            Atividade: Criação do Feature  Mapping

 

inception relampago - agenda burn-up (ao final da Inception Relampago)

exemplo de uma agenda burn-up

 

II – Documentos colaborativos

Segue abaixo o template de quatro documentos colaborativos que utilizo durante tal sessão.  Note que a verão final de tais documentos são os artefatos gerados pela Inception Relampago.

Em breve vou postar instruções e exemplos de cada atividade sugerida. Vou usar um formato parecido com o FunRetrospectives.com

III – Glossário

Visão
O entendimento da necessidade do produto  guiará as atividades da inception. Os conceitos apresentados inicialmente são apenas uma visão, e a ideia será refinada durante a inception.

Objetivos
Cada membro da equipe deve compartilhar o que entende sobre os objetivos do projeto, e isto deve ser discutido para que o time alcance um consenso sobre o que é realmente importante.

Personas

Para efetivamente identificar as funcionalidades de um sistema, consideramos importante ter em mente os usuários e seus objetivos. A maneira que normalmente utilizamos para representar estes usuários é através de personas.

Uma persona representa um usuário do sistema, descrevendo não só o seu papel, mas também suas necessidades específicas. Isto cria uma representação realística de usuários, auxiliando o time a descrever funcionalidades do ponto de vista de quem interagirá com o produto final.

Features

Feature é um agrupamento de funcionalidades afins. Tal agrupamento nos ajuda com a compreensão sobre o requisito como um todo, bem como das suas partes menores e complementares. O entendimento de feature vai variar de time para time. O importante é que tal agrupamento faça sentido para aquela equipe.

Feature Mapping

A partir de um  conjunto de features precisamos elaborar um plano de execução. Para isto, adicionamos dados de capacidade da equipe, sequenciamento lógico, prioridade e tempo. O feature mapping é uma representação visual deste plano.

IV – Exemplos de resultado

Em breve vou postar alguns exemplos dos artefatos gerados em Inception relâmpagos. Antes disso, tenho de verificar e retirar informações confidencias de projetos.