Segue uma pergunta sobre time que faz suporte e a participação de todos na Lean Inception.

Pergunta: “se eu tenho uma equipe que precisa manter o produto e ao mesmo tempo inovar qual seria a melhor forma de atuar na Inception visto que não é possível levar a equipe toda para ficar 5 dias (sem atuar em nenhuma correção que chegue)?”

 

Resposta: Eu sempre indico levar toda a equipe, sem deixar ninguém para trás. Acho importante que todos envolvidos na criação do produto participem da Lean Inception. Quando eu era desenvolvedor, eu me sentia excluído por não participar daquelas reuniões onde as coisas eram definidas. Eu me sentia pequeno, pois somente recebia umas instruções para codificar. Confesso que isso afetava a minha motivação e o meu comprometimento com o trabalho.

 

Mas entendo que alguns times não podem parar; ou melhor, os seus produtos não param, e por vezes requerem suporte técnico ou algum outro tipo de atenção que não pode esperar por 5 dias.

 

A um tempo atrás eu estava facilitando uma Lean Inception onde o “telefone roxo” (nome dado por aquela equipe ao telefone que recebe as chamadas de suporte) estava presente o tempo todo. Naquela equipe, eles decidiram que a cada dia da inception o tal telefone seria responsabilidade de uma pessoa diferente (normalmente o telefone ficava uma semana com cada membro da equipe).

 

Então essa é a minha sugestão: você deve adaptar a agenda da lean inception e das pessoas para lidar com o suporte. Uma opção é ter um revezamento entre os membros da equipe, para que a maioria das pessoas participe enquanto alguém cuida do suporte. Outra opção seria uma agenda mais flexível, por exemplo sessões de duas horas, com meia hora de intervalo para atividades de suporte técnico.

 

Comentários no LinkedIn.