A Lean Inception é um método para alinhar as pessoas – geralmente um time ou que já está formado ou está em formação — , em relação a uma iniciativa, um produto e/ou algumas features específicas, e decidir o primeiro passo na direção da solução desenvolvida, o MVP.

Esse é o intuito da Lean Inception: o alinhamento e a decisão em conjunto sobre o MVP, o caminho inicial.

A PI planning é uma cerimônia de alinhamento entre times. É outro contexto! Nela, se reúnem vários times que estão trabalhando juntos com um mesmo propósito, e uma mesma missão, e precisam se alinhar sobre o que cada time vai fazer e como o trabalho deles se conecta.

A PI planning é para o alinhamento das iniciativas, dependências e riscos, as quais são distribuídas para os vários times, que trabalham em um ciclo de dez a doze semanas.

Concorrentes ou aliados?

A Lean Inception e a PI planning têm propósitos diferentes, mas tem muita gente compartilhando como estão mesclando as duas!

Convide todos os times para uma PI planning. Faça os alinhamentos das iniciativas (o backlog de alto nível) , das dependências e dos riscos. Dessa forma, cada time vai ter programado e alinhado as funcionalidades que serão desenvolvidas no próximo trimestre.

Logo, na semana seguinte a PI planning, cada time realiza uma Lean Inception (uma por time).

Dessa forma, cada time define o MVP de cada uma das funcionalidades — que estavam com uma maior granularidade – provenientes da PI planning.

Em resumo:

  • PI planning – workshop colaborativo tipicamente de um dia com 100 pessoas – vários times – decide os trilhos em paralelo (depois os times devem decidir seus respectivos trens).
  • Lean Inception – workshop colaborativo tipicamente de uma semana com 12 pessoas – um time – decide o primeiro vagão (o MVP).

 

Histórico desse post:

  • 30 de maio – postado rapidamente para responder uma dúvida de uma participante do treinamento Lean Inception. Mas ainda vou escrever mais sobre o assunto. Aliás, vou parear com um bom amigo que conhece muito de ambos assuntos: Renato Borba.