Quando fazer uma Lean Inception? Esse é uma pergunta recorrente.
Aqui vai um gráfico simples que, para alguns contextos,  me ajuda a esclarecer se/qual  iniciativa levar para a Lean Inception.

 

 

Highly innovative & High Business Impact

Faça logo uma Lean Inception! Reserve uma sala, convide as pessoas certas e alinhe sobre o MVP para validar a iniciativa. Comece logo com o ciclo build-measure-learn. Chega de “achismos”, coloque essa inovação na mão dos usuários, e valide suas hipóteses.

 

Highly innovative & Low Business Impact

Faça mais research e experimentation. Experimente mais, entenda melhor a necessidade dos usuários, entenda mais sobre o mercado. Essa inovação é promissora. Mas precisa de mais evidencias para demonstrar que vale a pena para o business.

 

Low innovative & High Business Impact

Opa, aproveite a sua “vaca leiteira”. Não tem muita inovação, mas tem muito impacto para o seu negócio. Provavelmente essa iniciativa está relacionada ao seu produto atual, a sua vaca leiteira. Aproveite o momento! Tire bastante leite. Voce pode até fazer uma Lean Inception, mas o foco não será em validar hipóteses e achar o product-market fit. Isso voce já sabe. O foco deve ser em buscar mais eficiência, em como fazer “sua vaca dar mais leite”.  Mas tenha cuidado, cuidado para não fazer uma Lean Inception, trazer algumas ideias inovadoras que acabam estressando a vaca e reduzindo o impacto do negócio. Talvez seja melhor deixar “essa vaca dando leite” e tentar inovar com outras iniciativas.

 

Low innovative & Low Business Impact

Don’t waste your time! Não perca seu tempo aqui. As iniciativas neste quadrante não são candidatas para Lean Inception. Talvez voce tenha de fazer gestão sobre como descontinuar, desligar, ou migrar usuários deste quadrante para outro. Voce precisa de um plano mais tradicional. Esse, definitivamente,  não é o quadrante para Lean Inception ou Lean StartUp.

 

Comentários no LinkedIn.