O ano começou com bastante Lean Inceptions. Foram quatro workshops Lean Inception nas seis primeiras semanas do ano.

Dessas, somente uma remota para os meus colegas da Thoughtworks China. Eles me pediram para ajudar a facilitar a inception deles, pois todos estavam trabalhando remoto, então eu poderia facilitar, de Barcelona.

Até março desse ano, a grande maioria das Lean Inceptions que eu facilitei foram presenciais. Às vezes eu ajudava alguma equipe remota, mas isso era exceção.

Agora tudo mudou. O que começou na China, logo estava acontecendo aqui na Espanha e em vários países do mundo: Lock down! Todos trabalhando remotamente.

Reuniões, Lean Inceptions, e outros workshops remotos. Isso tem sido o meu dia a dia; ou melhor, semana a semana no caso das Lean Inceptions.

A cada facilitação remota, eu criava ou re-criava um quadro visual na ferramenta para colaboração visual. Mas, depois da primeira, segunda e terceira vez, decidi parar de recriar.

Eu precisava de um template.

Mas, meus outros colegas facilitadores de Lean Inception também precisam de um template. Aliás, muitos desses também já estavam facilitando muitas inceptions remotas.

Conversei com uma pessoa, com outra, mais outra… Até que me juntei com a Ana Paula da Silva e o Gabriel Viegas em alguns fins de semana e várias sessões noturnas para criar, testar, e enfim publicar o template de Lean Inception para o Mural.

>> Confira o template Lean Inception para o Mural aqui.

>> Confira o artigo da Ana Paula no Linkedin sobre esse template.

>> Confira o artigo “Facilitando Lean Inception Remota’ do Gabriel Viegas

 

 

Comentários no LinkedIn.