A Caroli.org abriu um novo treinamento: o treinamento Lean Inception Remota.

Se você está interessado no método Lean Inception, você tem duas opções de treinamento: o treinamento Lean Inception Remota ou o treinamento Lean Inception Presencial (datas indefinidas ou suscetíveis a serem postergadas).

Ambos treinamentos são sobre o método Lean Inception. Entretanto o treinamento Lean Inception presencial mantém o foco nas dicas de facilitação para Lean Inceptions presenciais, enquanto que o treinamento Lean Inception Remota compartilha dicas de facilitação para as Lean Inceptions Remotas.

Mas por que essa novidade? Por que somente agora, em Julho?

Quando começou a pandemia, tive de agir e tomar uma decisão rápida. O que fazer com os treinamentos presencias? Transformar os treinamentos presenciais em remotos ou parar com os treinamentos?

Decidi parar com os treinamentos. Foram esses os três principais motivos para tal decisão:

1. Desconforto com transações financeiras diante da pandemia
2. Resistência/insatisfação com workshops remotos
3. Pouca experiência prática com workshop (somente) remoto

Colocamos a seguinte mensagem na página dos treinamentos e postergamos todas as turmas que estavam abertas para depois de Julho (fizemos isso no início de março):

Na Caroli.org valorizamos muito a interação humana e a troca presencial que temos nos nossos treinamentos. Por isso, não vamos oferecer nenhum dos nossos treinamentos de forma remota. As turmas presenciais estão abertas a partir do mês de Julho.

Faço aqui um pedido de desculpas aos treinadores Lean Inception. A grande maioria das nossas decisões são colaborativas, via reuniões de melhoria contínua (no estilo de retrospectivas, futurespectivas ou team building). Mas, aquela reunião do início de março foi menos colaborativa, e muito mais informativa.

Aliás, foi uma reunião de decisões rápidas baseadas na emoção, para depois ajustar o racional por trás delas. Era o início de um lockdown na Espanha (onde eu moro atualmente). Eu estava preocupado com o mundo, com a família, com as finanças, com a minha vida profissional (facilitador de workshops presenciais). Aliás todos treinadores e facilitadores de Lean Inception estavam muito preocupados, e o lockdown no Brasil se aproximava.

1. Desconforto com transações financeiras diante da pandemia

Eu não me sentia confortável oferecendo uma opção onde uma pessoa pudesse gastar dinheiro durante a pandemia.

Um treinamento efetivo tem muito valor. Em tempos de crise, precisamos buscar novos conhecimentos, melhorarmos nossas capacitações. 

Mas eu não me sentia confortável imaginando alguém gastando dinheiro nisso diante de um cenário de pandemia.

Em relação a compartilhar conhecimento sobre Lean Inception: os treinadores decidiram fazer pockets (versões mais curtas do treinamento) gratuitas, e eu fiz palestras e lives sobre o assunto.

Eu coloquei o foco em escrever mais: novos livros, blog posts e artigos. Conhecimento de forma muito barata (livro ou eBook), ou gratuita (posts e artigos online). Isso me ajudou a preencher o tempo ocioso e não ficar louco com as notícias tristes.

2. Resistência/insatisfação com workshops remotos

Eu prefiro interação e workshop presencial. Já tinha realizado inceptions e workshops remotos. Mas eu era contra! Os benefícios dos encontros presenciais superaram em muito as possíveis opções para os workshops remotos.

Mas isso era no mundo antigo, aquele onde as pessoas se abraçavam, dançavam em discotecas lotadas, entravam em elevador com desconhecidos, podiam tossir e espirrar sem culpa.

Eu mudei. Parei de comparar workshop presencial com remoto. Aceitei o novo mundo. Até que tem alguns benefícios e algumas vantagens nos workshops remotos. As ferramentas melhoraram. E todos se acostumaram com interações remotas. No novo normal, ambos workshops– remoto e presencial – vão coexistir.

3. Pouca experiência prática com workshop (somente) remoto

Eu gosto de compartilhar conhecimento prático. Esse é o principal motivo que nunca deixei de ser consultor. Eu gosto de ir a vários clientes, de vivenciar diferentes projetos e desafios.

Adoro ouvir as histórias de outros consultores e colegas com desafios similares. Às vezes escrevo blog posts, compartilhando algumas dessas histórias, dessas práticas que deram certo.

Às vezes, alguns desses assuntos relacionados vão para um eBook; e alguns evoluem para um livro… Talvez, depois de muito feedback (e ciclos de build-measure-learn) sejam compartilhados em um treinamento do livro. Mas isso tudo é baseado em compartilhar conhecimento prático.

E esse era um motivo pelo qual eu me senti muito desconfortável em ensinar algo ainda pouco maduro (em março de 2020).

Mas, meses intensos – somente de workshops remotos – mudaram isso. Agora tenho bastante experiência em workshops remoto.

Eu estou é com saudades de destacar um post-it e colocar numa parede! De fazer um energizer onde as pessoas dêem as mãos!

Agora, eu e os treinadores de Lean Inception temos bastante experiência no assunto: Lean Inception remota. Agora sim, podemos (e devemos) ajudar nossa comunidade compartilhando esse conhecimento.

Confira a agenda de treinamentos Lean Inception Remota.

 

Comentários no LinkedIn.